Aprovado

Aprovado projeto de Jorge Frederico que incentiva doação de medula óssea e plaquetas

Em muitos casos, a doação é dificultada por falta de informações.

Por Redação
Comentários (0)

29/06/2020 16h35 - Atualizado há 3 anos
Deputado Jorge Frederico é o autor do projeto

A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que prevê a realização de campanha de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e plaquetas no Tocantins. A proposta é de autoria do deputado Jorge Frederico (MDB).

O tratamento com medula óssea é indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como anemias graves, leucemia e linfomas. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente, ou alogênico, quando a medula vem de um doador. Nesses casos, a doação pode ser dificultada por falta de informações.

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 850 pacientes à espera de um transplante de medula óssea. Rafaela Silva Araújo é moradora de Araguaína e está na fila há dois anos, ela diz que a aprovação dessa lei renova a esperança de conseguir um doador.

“Tenho certeza que isso vai fazer aumentar muito o número de doadores e assim vai aumentar as chances de encontrar um compatível para acabar com o sofrimento dessa espera que dura anos. Muitas pessoas não sabem que um simples cadastro pode salvar uma vida. O deputado está de parabéns! Esta lei vai salvar vidas”, comemorou.

Jorge Frederico explicou que o objetivo dessa lei é esclarecer qualquer tipo de insegurança que o doador possa sentir. “Todos nós sabemos que a doação tanto de medula óssea como de plaquetas é um gesto nobre, mas infelizmente muitas pessoas não a fazem por falta de informação. O doador pode ter medo, dúvidas... muitas vezes uma doação de medula óssea ou plaquetas pode salvar uma vida, quando acontece de ser um paciente mais grave”, disse o deputado.

O projeto foi apresentado ainda em 2019 e agora vai para a sanção do governador Mauro Carlesse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.