11 mil doses

Araguaína e Gurupi também vão receber vacina da Janssen de dose única contra covid-19

O imunizante ficaria apenas na capital Palmas.

Por Redação 1.301
Comentários (0)

23/06/2021 14h45 - Atualizado há 2 anos
Vacina é aplicada em dose única

Após articulação do deputado estadual Jorge Frederico (MDB), o Governo do Estado decidiu distribuir proporcionalmente entre Palmas, Araguaína e Gurupi as 10.250 doses do primeiro lote da vacina Janssen contra a covid-19 que vão chegar ao Tocantins na noite desta quarta-feira (23). O imunizante ficaria apenas na capital.

Os três municípios juntos têm uma população de 577,2 mil habitantes e, desde o início da pandemia, acumulam 90.330 casos, o equivalente a 46,5% do total de 194.366 de casos de Covid-19 registrados no Tocantins.

De fabricação da Johnson & Johnson, a vacina Janssen é um imunizante de dose única. Por causa do curto período de validade, o Ministério da Saúde orientou que a aplicação fosse feita prioritariamente nas capitais.

Contudo, no dia 14 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a prorrogação do prazo de validade para o dia 15 de agosto, o que permite a distribuição para as três maiores cidades do estado.

"Eu entendo que seja justa essa redistribuição porque atende igualitariamente as três maiores cidades do Tocantins. Araguaína e Gurupi têm capacidade de vacinação e essa decisão vem ao encontro dos anseios da sociedade", comemorou Jorge Frederico.

A primeira remessa da vacina contra Covid-19 produzida pela Janssen/Johnson & Johnson chegou ao Brasil nesta terça-feira, 22, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Foram enviadas 1,5 milhão de doses da vacina, que será a primeira a ser aplicada em dose única no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o contrato do Governo Federal com a empresa prevê 38 milhões de doses do imunizante da Janssen até o fim do ano.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.