Terapia com cavalos

Área dentro do Palacinho será utilizada para implantação do Centro de Equoterapia do Tocantins

Projeto deve iniciar os atendimentos em cerca de quatro meses.

Por Redação
Comentários (0)

16/05/2023 09h01 - Atualizado há 11 meses
O projeto será conduzido pela PM

O governador Wanderlei Barbosa esteve em Brasília (DF) para conhecer a sede da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE). O local é o modelo no qual se baseará o Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Tocantins, um espaço destinado ao tratamento multidisciplinar de pessoas com deficiência, envolvendo atividades com equinos. Durante a visita nesta segunda-feira, (15/05), o governador autorizou a utilização de uma área dentro do Palacinho para implantação do projeto.

"A Polícia Militar me apresentou o projeto que vai ao encontro de uma das nossas prioridades, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no nosso Estado. O centro de equoterapia será um grande salto na nossa busca constante pela excelência nos serviços prestados aos cidadãos que precisam desse cuidado", afirmou.

Acompanharam o governador na visita o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Vicentinho Júnior, o deputado estadual Gutierres Torquato e o comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa. Os membros da comitiva foram recepcionados pelo presidente da ANDE, Jorge Dornelles Passamani. 

O projeto será conduzido pela PM, por meio do Regimento da Polícia Montada, uma iniciativa que já existe em diversos estados do país, e que está sendo trazida ao Tocantins. Com os próximos passos já estabelecidos no projeto, a previsão é que o atendimento à comunidade comece em aproximadamente quatro meses. Segundo o coronel Barbosa, essa é uma oportunidade para a PM ampliar os serviços prestados ao cidadão, utilizando uma estrutura já existente. 

"Com a implantação do Regimento de Polícia Montada no Tocantins, tomamos a iniciativa de elaborar um projeto para, assim como em outros estados, implantar aqui um centro de equoterapia. Na semana passada apresentamos o projeto ao Governador, essa semana ele veio conhecer a ANDE e saímos daqui autorizados a implantar. O Governador demonstrou seu anseio por agilidade no cuidado das pessoas com deficiência", afirmou. 

Equoterapia 

A equoterapia é reconhecida pela Lei 13.830/10 como uma prática terapêutica e método de reabilitação, voltada para pessoas com deficiência O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar da área de educação e saúde, associada a atividades de equitação para promover o desenvolvimento biopsicossocial. Atualmente a ANDE, centro visitado pela comitiva do Tocantins, é a principal referência em equoterapia no país. 

Wanderlei Barbosa autorizou a utilização de uma área dentro do Palacinho para implantação do projeto

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.