Cuidado!

Arraia: animal peçonhento que pode transformar sua diversão nas praias em dor terrível

Os incidentes com a arraia aumentaram de 405 em 2017 para 422 em 2018 no Tocantins.

Por Redação 908
Comentários (0)

04/07/2019 09h05 - Atualizado há 4 anos
Arraia

A arraia é um animal peçonhento que pode transformar a diversão em momentos de dor terrível, principalmente nesta época de praias no Tocantins. Por isso, o cuidado e atenção nunca são demais.

Os incidentes com a arraia subiram de 405 em 2017 para 422 em 2018, segundos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Cerca de 40% dos casos foram registrados entre os meses de junho e agosto.

A assessora de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES, Iza Alencar Sampaio de Oliveira, as arraias possuem ferrão serrilhado na cauda e quando se sentem ameaçadas ou são pisadas, projetam sua cauda na pele da pessoa causando lesões puntiformes, lacerantes e muitas vezes profundas.

A entrada do ferrão serrilhado na pele por si só já provoca danos extensos e dolorosos, somando-se a possibilidade de pedaços deste permanecerem na pele, podendo gerar graves acidentes com a presença de dor, sangramento local, bordas do ferimento cianóticas, linfangites, reação ganglionar, abscesso, necrose e infecção secundária”, apontou.

A assessora também alerta que toda pessoa acidentada deve buscar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. “E como medida de prevenção deve ser recomendado ao andar dentro da água, tatear o caminho com um pedaço de madeira e arrastar os pés no chão cuidadosamente”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.