Sudeste do estado

Arraias: cidade do Tocantins que respira história, cultura, tradição e agora o turismo

Parceria entre UFT, governo e prefeitura vai alavancar o turismo.

Por Redação
Comentários (0)

06/08/2021 14h56 - Atualizado há 5 meses
Arraias

Entre os diversos destinos de Serras Gerais, no Estado do Tocantins, alguns são marcados pela forte influência cultural e histórica, que guardam tradições quase extintas, mas que são mantidas através dos séculos por algumas comunidades tocantinenses. 

Desembarcar em Arraias, cidade no sudeste do estado a cerca de 420 km de Palmas, é viajar pela história do ciclo do ouro, dos antigos garimpos, dos quilombos e do período colonial, além de vivenciar o dia a dia de um povo imerso em sua história, com ritos e tradições únicas, como o Roda de São Gonçalo, a Festa do Divino Espírito Santo, Entrudo de Carnaval e a Caretagem. 

A história de Arraias é contada através das ruas de ladeiras íngremes, que acompanham a silhueta dos morros e serras, que circundam a cidade, como a Chapada dos Negros, que preserva ruínas e muralhas que ajudam a contar a história dos conflitos entre grupos de escravos e seus senhores, a medida em que faz parte do imaginário coletivo do município pelas suas lendas e contos que falam sobre os tesouros ainda escondidos da época. 

Essa aproximação dos roteiros turísticos tocantinenses com a cultura local tem sido uma das novas frentes de trabalhos desenvolvidos pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que busca, através da parceria com os municípios e o trade turístico, implementar ações para solidificar o turismo na região de Serras Gerais. 

Com objetivo de fortalecer o turismo na região, o presidente da Adetuc visitou o município de Arraias nesta quinta-feira (05). Na ocasião, Jairo Mariano conheceu o Centro Histórico e o Museu Histórico e Cultural de Arraias (MHCA), acompanhou a apresentação de música regional, além de dialogar com professores e representantes do curso de turismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  

Ao apresentar as potencialidades turísticas da cidade, com destaque para o Turismo Cultural e Turismo de Base Comunitária (TBC), o prefeito Herman Gomes de Almeida ressaltou a necessidade de integração dos roteiros turísticos de Serras Gerais e a união entre o Governo do Tocantins e os municípios para a consolidação da região na retomada do turismo.

“Arraias é uma cidade que respira cultura e tradição. Temos eventos que só acontecem aqui e que atraem centenas de pessoas todos os anos. Queremos implementar esse turismo cultural e de base comunitária para que ele esteja integrado a toda a região”, afirmou o gestor Herman Gomes. 

Impulso para o Turismo

Muito além de implementar ações colaborativas, entre municípios e Estado, a Adetuc também propôs o fortalecimento da parceria entre o órgão e a Universidade Federal do Tocantins, que possui o curso de turismo na cidade de Arraias. Desta forma, durante a visita, foi proposta uma parceria tripartite entre a UFT, Prefeitura de Arraias e Adetuc, por meio do termo de cooperação técnica, que visa a gestão do Museu Histórico do município, além de outros projetos. 

“Temos um curso de turismo que chegou na hora certa para a região. Por meio das parcerias, podemos direcionar esse desenvolvimento do turismo de Serras Gerais e auxiliar para que ele cresça de forma ordenada e com o aproveitamento máximo do seu potencial”, afirmou o diretor do Campus de Arraias, Antonivaldo de Jesus, popular professor Tony. 

Com o foco em expandir os roteiros turísticos do Tocantins, o presidente da Adetuc Jairo Mariano ressaltou o trabalho feito pela Prefeitura de Arraias e a Universidade Federal do Tocantins ao frisar a parceria com o Governo do Estado.

“Sempre que andamos pelo Estado e na região de Serras Gerais vemos o potencial dos municípios e dos roteiros que podem ser realizados. Com a retomada do turismo, Serras Gerais será um dos destinos destaques no Estado e a integração dos atrativos com toda a história torna a experiência de quem viaja para cá ainda mais especial”, concluiu o presidente ao anunciar a determinação do Governador Mauro Carlesse para que seja executada a obra de revitalização do Museu Histórico e Cultural de Arraias.

Campus da Universidade Federal do Tocantins em Arraias
Com forte influência cultural, Arraias preserva ritos seculares

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.