Eleição sindical

Às vésperas da posse de Elizeu Oliveira no Sisepe, TJTO nega 5º pedido de Cleiton Pinheiro

TJ-TO negou mais um pedido para tentar suspender posse de Elizeu Oliveira.

Por Redação 943
Comentários (0)

28/05/2022 08h10 - Atualizado há 1 ano
Elizeu Oliveira venceu nas urnas a eleição do Sisepe

Derrotado nas urnas na eleição de dezembro, o atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, sofreu a 5ª derrota judicial na sua tentativa de permanecer no cargo que assumiu há mais 15 de anos.

Nesta sexta-feira (27), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) negou mais um pedido de Cleiton Pinheiro para impedir a posse de Elizeu Oliveira, que foi vencedor da eleição sindical. Com isso, a posse de Elizeu Oliveira segue marcada para quarta-feira, 1º de junho, como prevê o estatuto da entidade.

A decisão contrária à Cleiton Pinheiro é a quinta consecutiva do Poder Judiciário. Disputada em dezembro do ano passado, a eleição do Sisepe foi vencida pela chapa oposicionista comandada por Elizeu Oliveira, que obteve 51% dos votos válidos – 927 x 884. No entanto, Cleiton Pinheiro foi beneficiado por uma manobra da Comissão Eleitoral que anulou todos os votos em Araguaína, segunda maior cidade do Estado, para inverter o resultado das urnas.

Contudo, a manobra foi derrubada em janeiro na Justiça Estadual e na Justiça do Trabalho. Desde então, Cleiton Pinheiro entrou com várias ações, sem sucesso, para tentar impedir que a vontade soberana dos sindicalistas seja concretizada.

Na decisão desta sexta-feira, o desembargador Hélvecio Maia rechaçou os argumentos do candidato derrotado. “Sendo assim, a decisão da Comissão Eleitoral deveria estar baseada em normas do Estatuto, não sendo possível a aplicação analógica do Código Eleitoral, sob pena de ofensa ao princípio da Liberdade Sindical. Dessa feita, ao menos nesta análise primeva, tenho que agiu com acerto a Magistrada singular, mormente ao se considerar que a parte recorrente não acostou aos autos comprovação da prática de irregularidades na votação ou justificativa plausível a embasar a decisão da comissão eleitoral”, frisa o desembargador.

Para o presidente eleito do Sisepe, Cleiton Pinheiro vem se mostrando um muito mau perdedor e uma pessoa sem qualquer apreço pela democracia. “Cleiton Pinheiro está à frente do Sisepe há mais de uma década e meia. Eu participei da eleição retrasada, perdemos, e reconhecemos a derrota. Agora, ele não está tendo grandeza alguma e vem sujando o nome do sindicato ao tentar se perpetuar no poder de qualquer jeito. O Judiciário vem agindo com a correção e fazendo a democracia prevalecer”, destacou Elizeu Oliveira.

Segundo ele, a partir do dia 1º de junho o Sisepe terá um novo presidente que pensará na coletividade e nunca em interesses pessoais. “Vamos cumprir o que prometemos”, frisou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.