Em reunião

Associações militares cobram urgência em concurso dos bombeiros do Tocantins

Segundo a Apra, o grande déficit no efetivo do Corpo de Bombeiros tem gerado sobrecarga de trabalho nos profissionais.

Por Redação 832
Comentários (0)

07/12/2018 09h42 - Atualizado há 5 anos
Representantes na reunião

Representantes militares cobraram do comando geral do Corpo de Bombeiros, durante reunião no dia 30 de novembro, ações junto ao Governo do Estado para a realização urgente do concurso público da corporação.

O encontro com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Reginaldo Leandro da Silva, contou com a presença do presidente da Associação dos Praças Militares do Tocantins (Apra), sargento José Milton Pereira da Silva; do diretor administrativo da entidade, sargento Kássio Maluar; e do presidente da Federação das Associações de Praças Militares do Tocantins (Faspra-TO), João Victor Moreira.

O Ministério Público Estadual (MPE) também busca a realização do concurso para o Corpo de Bombeiros. Nessa quarta-feira (05), o órgão ingressou com uma ação na justiça a fim de obrigar o Estado a realizar o certame.  

No encontro do dia 30, os representantes militares solicitaram ao Comandante-Geral que seja realizado expediente junto ao governador do Estado, Mauro Carlesse (PHS), para a urgente realização do concurso, já que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 foram elaboradas e não fazem referência ao certame.

De acordo com a Apra, o grande déficit no efetivo do Corpo de Bombeiros tem gerado sobrecarga de trabalho nos profissionais e dificultado o apoio nas temporadas de praia e no combate aos focos de incêndio.

A associação apontou que o número de pessoal, cerca de 541, está bem abaixo do montante mínimo ideal, que seria de 750 bombeiros.

O dado confronta ainda com o que está disposto no artigo 1º da Lei Estadual nº 3.038 de 2015, o qual estabelece que o efetivo do Corpo de Bombeiros é fixado em 1.772 profissionais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.