Covid-19

Áudios de familiares são reproduzidos para pacientes intubados na UTI em Araguaína

Mensagens chegam com notícias da família, orações e até resumos sobre futebol.

Por Redação 879
Comentários (0)

26/03/2021 14h58 - Atualizado há 3 anos
O carinho de familiares ajuda na recuperação

Segundo pesquisas nas áreas de Neurociência e Neuropsicologia, a presença de uma pessoa querida durante o tratamento médico é um estímulo positivo para a recuperação do paciente. Porém, a Covid-19 mudou a rotina nas unidades de saúde. Com isso, as visitas aos leitos foram proibidas.

Para manter o contato entre pacientes e familiares nesse período, o Hospital Municipal de Campanha de Araguaína (TO) passou a adotar um novo mecanismo. 

Agora, a família envia mensagens de voz pelo WhatsApp e os profissionais reproduzem-nas para os usuários intubados.

A iniciativa tem sido bem acolhida pelos familiares. Alguns até detalham o desempenho do time do paciente nos campeonatos.   

“Já tocamos vários áudios de familiares e amigos de pacientes, alguns com orações, outros enviando força. Também há aqueles que dão notícias, como foi o caso de um familiar que contou para o paciente que estava intubado que o time dele estava disputando um campeonato, falou que a campanha estava ótima e que os jogadores estavam muito bem em campo”, conta o psicólogo Thenardy Vieira Capurro, que coordena o projeto.

O Hospital de Campanha é mantido pela Prefeitura Municipal e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Perto, mesmo estando longe

Marlene Pereira de Sousa foi intubada e levada de UTI aérea de Gurupi, na região sul do Tocantins, para o Hospital de Araguaína. Foram dias tensos para a filha dela, Ranielle Gomes de Sousa.

“Enviei várias mensagens de voz para a minha mãe. Falei que estava tudo bem em casa, que todo mundo estava com saudades dela e que logo ela retornaria, que sua recuperação no hospital seria bem rápida. Graças a Deus deu tudo certo. Ela já recebeu alta e está conosco descansando”, destacou Ranielle.

Chamadas de vídeo

O psicólogo explica que a iniciativa também ajuda os pacientes que não estão intubados, diminuindo sua ansiedade, estresse e o sentimento de solidão. Nesse caso são feitas chamadas de vídeo regulares com os familiares.

“Cada pessoa é diferente em comportamento, temperamento, então a gente vai trabalhando conforme essas necessidades”, explicou Thenardy.

Décadas de estudos científicos

O artigo científico “A percepção auditiva nos pacientes em estado de coma: uma revisão bibliográfica” relata vários casos em que o cérebro de pacientes em coma responde a estímulos auditivos.

Um estudo que utilizou música em cinco pacientes, publicado em 1995, mostrou respostas variadas em todos os testes. Dois pacientes demonstraram uma resposta no Eletroencefalografia. O restante respondeu pela abertura ocular ou movimentação de extremidade.

Em 1994, um paciente em coma foi exposto a quatro tipos de estímulos auditivos por 20 minutos, duas vezes ao dia, durante duas semanas. Os resultados mostraram que as vozes de familiares e de amigos tiveram a melhor taxa de resposta. Foram medidos os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal do paciente.

Hospitais de Campinas, no estado de São Paulo, já usam áudios de familiares para auxiliar no tratamento de pacientes intubados por causa da covid-19. O objetivo é diminuir a confusão mental provocada pela sedação. Os familiares enviaram áudios da rotina doméstica, da comida sendo preparada, mensagens de carinho e músicas preferidas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.