Tocantins

Banco do Brasil é credenciado para realizar antecipação de passivos do governo aos servidores

Cinco instituições podem fazer a antecipação atualmente.

Por Redação 9.142
Comentários (0)

16/12/2022 14h56 - Atualizado há 1 ano
Agência do Banco do Brasil

O Governo do Tocantins credenciou o Banco do Brasil para realizar o adiantamento dos passivos. O termo de convênio será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (16).

O secretário da Administração, Paulo César Benfica, destacou que a Secad tem conveniado o maior número de instituições financeira visando disponibilizar as melhores condições de juros para os servidores.

“O servidor tem total liberdade para escolher antecipar ou não seus passivos, é facultativo. A Secretaria de Estado da Administração (Secad), durante esse período da edição do decreto até a liberação da antecipação, buscou conveniar o maior número de instituições financeiras para oferecer ao servidor as melhores oportunidades de negócio. Agora conveniamos mais um banco público”, esclareceu.  

O gestor ainda reforçou que o servidor deve pesquisar e escolher a instituição financeira que oferecer as melhores condições de negociação para realizar um bom negócio.

“Nós enfatizamos para que os servidores pesquisem bem antes de fechar com qualquer instituição. Procure conhecer as taxas praticadas por todas as instituições e escolha a que for mais vantajosa”, enfatizou.

Atualmente, cinco instituições podem realizar as operações de adiantamento:

  • Banco do Brasil;
  • BRB - Banco de Brasília;
  • Banco Pan S/A;
  • BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto;
  • Capital Consig Sociedade e Crédito Direto.

Como realizar a antecipação

Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveu um sistema no qual será realizada toda a operação. O interessado deve acessar o Portal do Servidor, clicar no ícone “sistema de antecipação dos passivos”. No sistema, o servidor vai ter acesso a todos os passivos e poderá escolher quais os períodos que deseja antecipar.

Na sequência, é preciso responder se existe alguma ação de execução judicial em processo. O sistema vai direcionar para o “termo de adesão/transação”. O próximo passo é imprimir, assinar e reconhecer firma do termo. Em seguida, o servidor deve anexar o arquivo digital no sistema. Isto feito, basta entregar o original no setor de recursos humanos de lotação do servidor.

O gerente de consignação Carlos Eduardo Sobral ressaltou que somente após finalizar o processo citado anteriormente, o servidor poderá acessar o sistema de consignação. 

Para entrar no sistema de consignação, o servidor deve seguir os seguintes passos: acessar o portal da Secad, clicar no ícone “consignação”, que direciona para o portal eConsig; após o acesso, clicar no ícone “antecipação do passivo” e emitir a senha que deve ser entregue no banco ou instituição financeira escolhido.

“É importante lembrar que qualquer dúvida no acesso, problemas com senha, basta contatar o setor de recursos humanos de sua lotação”, explicou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.