Secretaria desmentiu

Boatos sobre situação alarmante de HIV e sífilis assustam moradores em Miracema do Tocantins

A secretaria desmentiu os relatos e garantiu sigilo à integridade dos pacientes.

Por Redação 2.262
Comentários (0)

04/09/2019 16h40 - Atualizado há 4 anos
Os boatos foram desmentidos

Moradores ficaram assustados com boatos veiculados através do Facebook e WhatsApp relatando situação alarmante de casos de HIV e sífilis em Miracema do Tocantins, região central do Estado.

Para tranquilizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde desmentiu os relatos nesta quarta-feira (04), recomendou tranquilidade e garantiu sigilo à integridade dos pacientes.

Segundo informações da secretaria, em 2018 foram registrados apenas 2 casos positivos de HIV, sendo um de Miracema e o segundo de outro município. Neste ano, não houve nenhum caso registrado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com relação à sífilis, em 2018 foram registrados 68 casos, sendo 49 na população geral, e 19 em mulheres gestantes. Em 2019, com registros até 29 de agosto, há 13 casos de sífilis em geral. Os números representam uma redução se comparado ao ano passado, segundo a pasta.  

A Secretaria Municipal de Saúde também disse que o município trabalha com as ações preventivas e curativas, além de palestras com as equipes da saúde da família nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e empresas.

Preservativos masculinos e femininos são ofertados e também há testagem rápida na policlínica toda terça-feira e quarta-feira para a população.

Além disso, o município realizará na segunda quinzena de setembro uma capacitação de testes rápidos para todos os enfermeiros das unidades de saúde.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.