Dezenas de infectados

Cadeia Pública de Ananás suspende recebimento de novos presos após surto de covid-19

Até o momento, nenhum reeducando precisou de internação hospitalar.

Por Márcia Costa 526
Comentários (0)

23/07/2020 08h55 - Atualizado há 3 anos
Presos com covid-19 estão isolados

A Cadeia Pública de Ananás, norte do estado, tem 25 reeducandos com diagnóstico positivo para Covid-19. Por causa do surto, a unidade deixará de receber novos presos até que o ciclo da doença na cadeia seja encerrado.

A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) confirmou que os novos presos serão encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Araguaína.

De acordo com a equipe de saúde do município, que atende a unidade prisional, entre os positivados há internos assintomáticos e alguns com quadro de saúde estável e que apresentaram sintomas leves da doença, mas, até o momento, nenhum reeducando necessitou de internação hospitalar.

Conforme a Seciju, foi realizado o alinhamento entre a chefia da unidade, a Secretaria de Saúde de Ananás e a equipe técnica de saúde da Seciju para a testagem em todos os 58 reeducandos da unidade prisional.

Aqueles que testaram positivo para a Covid-19 encontram-se em isolamento conforme recomendam as autoridades de saúde. Durante este período, que é de 21 dias, os reeducandos são acompanhados diariamente pela equipe técnica do Sistema Único de Saúde.

Ações de Prevenção

Segundo a Seciju, as ações de prevenção a transmissão ao coronavírus na Cadeia Pública de Ananás continuam sendo realizadas como, por exemplo, a desinfecção diária nos pavilhões e nas áreas comuns da unidade; a entrega de máscaras para colaboradores e servidores; a disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos; a ampliação dos horários de funcionamento do refeitório a fim de evitar aglomerações; as alterações do espaço físico do refeitório como medida de distanciamento; e a limpeza e desinfecção de mesas, computadores e maçanetas.

Ainda como forma de enfrentamento à proliferação da Covid-19 foram suspensas visitas de familiares, visitações de representantes religiosos, aulas presenciais e entrega de alimentos pela família. O atendimento de defensores públicos e advogados está sendo realizado através do uso de tecnologia, como ligações telefônicas ou videoconferência.

Também foram suspensas as audiências presenciais, sendo feitas de forma virtual, assim como movimentação de presos para outras unidades prisionais do estado ou da federação.

Operação Lockdown

A Seciju está realizando a Operação Lockdown, ação que visa limitar o recebimento de ingressos às unidades prisionais durante a Pandemia da Covid-19 e assim evitar a disseminação do novo coronavírus entre servidores e pessoas privadas de liberdade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.