Projeto aprovado

Câmara Federal reconhece artesanato de capim dourado como manifestação cultural do país

Se não tiver recurso para análise pelo plenário, o texto seguirá para análise do Senado.

Por Redação 859
Comentários (0)

27/06/2019 14h42 - Atualizado há 4 anos
As peças são produzidas no Jalapão

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que reconhece o artesanato em capim dourado como manifestação da cultura nacional. As peças mais conhecidas são as produzidas na região do Jalapão, no Tocantins.

Como tramita em caráter conclusivo, a proposta está aprovada pela Câmara dos Deputados. Após a redação final, o texto seguirá para o Senado, a não ser que haja recurso para análise pelo Plenário.

O autor do projeto, o deputado federal Vicentinho Júnior (PL), explicou que o artesanato feito na região do Jalapão é herança de tradição indígena mantido pelas comunidades quilombolas que se refugiaram no local no século XVIII e desenvolvido pela população até os dias atuais.

Hoje, o artesanato em capim dourado agrega aspectos socioeconômicos, gerador de renda para o sustento das comunidades locais, além de preservar a cultura que é passada de geração em geração”, afirmou.

O parlamentar também frisou que os produtos artesanais em capim dourado traduzem a identidade, simpatia e cultura dos jalapoeiros.

A beleza e o brilho do capim dourado, espécie de sempre-viva que nasce em campos úmidos de áreas de cerrado, características encontradas nos campos preservados do Jalapão, tornaram inevitável sua incorporação às técnicas de trançado e cestaria das comunidades da região”, disse Vicentinho Júnior.

Relatora do projeto, a deputada federal Flávia Arruda lembrou que o capim dourado leva a manifestação cultural não só para o País, mas para o mundo. “Quero parabenizar o autor do projeto, frisar que a iniciativa é válida e que reconhecer o artesanato em capim dourado como manifestação cultural é mostrar para o mundo que valorizamos o trabalho destas pessoas que levam a nossa cultura e arte para o mundo por meio da exportação dos seus objetos”, afirmou.

Peça artesanal
Bijuterias de capim dourado
Mais bijuterias de capim dourado
Artesanato em Capim Dourado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.