Eleições 2022

Candidatos a governador do Tocantins votam em Palmas, Araguaína e Porto; veja como foi

Eleitores estão enfrentando filas em muitos locais de votação.

Por Redação 590
Comentários (0)

02/10/2022 13h33 - Atualizado há 1 ano
Candidatos ao governo do Tocantins

Todos os candidatos ao governo do Tocantins votaram pela manhã em seus respectivos redutos eleitorais e demonstraram otimismo com as eleições deste domingo (2/10). Muitos locais de votação estão registrando longas filas, o que demonstra um interesse maior do eleitor pelo pleito deste ano. O tempo de espera na fila chegou a duas horas em Palmas.

A votação começou às 8h e segue até as 17h. Os eleitores estão votando para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

Veja como foi a votação de cada candidato ao Palácio Araguaia:

WANDERLEI BARBOSA COM DORINHA E LAUREZ

O governador e candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) votou na Escola Militar Duque de Caxias, em Taquaruçu.  Antes de entrar na sala de votação, ele cumprimentou eleitores e militantes e disse estar confiante na vitória no primeiro turno. 

“Fizemos uma campanha propositiva, limpa, de paz e estamos muito confiantes rumo à vitória. Nós trabalhamos e mostramos ao povo o resultado dos onze meses da nossa gestão. Agora vamos mostrar o que faremos nos próximos quatro anos”, concluiu. 

Após deixar o local de votação, Wanderlei Barbosa acompanhou o voto de sua candidata ao Senado, Professora Dorinha (UB), em Palmas. 

“Chegou o grande dia, e nós estamos conscientes de que fizemos uma camapnha propositiva. Vamos trabalhar juntos com o governador e vamos cuidar do povo tocantinense”, destacou Dorinha.

Ao sair do local de votação da Professora Dorinha, o governador Wanderlei Barbosa seguiu para Gurupi, onde vai acompanhar o voto de seu vice-governador, Laurez Moreira (PDT), no Colégio Estadual Bom Jesus.

Tem 58 anos, atual governador, Barbosa busca a reeleição. Já foi vereador de Porto Nacional (TO) e também da capital, Palmas. Já foi deputado estadual por duas vezes e vice-governador. Assumiu o comando do estado após renúncia de Mauro Carlesse. O vice da chapa é o ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PDT), 65 anos.

RONALDO DIMAS

O candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) votou no Colégio Santa Cruz, em Araguaína. Ele chegou acompanhado da esposa, do candidato a deputado estadual Marcus Marcelo (PL) e apoiadores. Dimas cumprimentou eleitores, tirou fotos e falou com a imprensa.

"Chegando ao final de uma grande caminhada pelo Tocantins. Primeiro turno vai refletir a vontade e o desejo do povo e eu tenho convicção que será de mudança. Tivemos uma campanha muito firme, muito forte da nossa parte, com muitas propostas, ouvindo muito a população. Infelizmente, a gente verificou que o lado governista utilizou de todos os meios possíveis e imagináveis, ilegais, para poder, mais uma vez, levar a nossa população a um voto equivocado. Um voto que, sem dúvida nenhuma, vai ser a repetição daquilo que ocorreu em outras eleições. Espero que a população tenha aprendido, chega de cassados, chega de afastados, vamos voltar à normalidade", disse o candidato.

Com 61 anos, natural da cidade de Frutal (MG), Dimas é formado em engenharia civil pela Universidade de Uberaba. Já foi prefeito de Araguaína (TO) por dois mandatos. Já ocupou o cargo de deputado federal e secretário das Cidades. Também já esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). O economista Freire Júnior (MDB) é o candidato a vice-governador.

IRAJÁ (PSD)

Senador e candidato ao governo, Irajá (PSD) chegou para votar acompanhado da esposa no Colégio Mackenzie, em Palmas, e afirmou estar confiante que haverá segundo turno nas eleições estaduais.  

"Estou tranquilo porque é um trabalho que a gente fez durante mais de 45 dias, visitei todas as cidades do estado. O único candidato que visitou os 139 municípios, conhecendo cada realidade, conversando olho no olho com o cidadão, o eleitor, ouvindo os jovens e os idosos. Foi assim que a gente construiu nosso plano de governo, simples e que resolva os problemas", disse.

CORONEL RICARDO

O candidato ao governo do Tocantins, Coronel Ricardo Macedo (PMB), votou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Porto Nacional. Ele chegou acompanhado da esposa e apoiadores.

Após votar, o candidato afirmou: "Para um Tocantins melhor, para o Brasil melhor".

Coronel Ricardo tem 57 anos, natural de Porto Nacional, é aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta é a primeira vez que disputa eleição. O candidato a vice é o pastor Geldes (PMB), 64 anos.

Carmen Hannud (PCO)

A candidata a governadora Carmen Hannud (PCO) votou na Escola Municipal Gentil Ferreira Brito, no setor Brasil, em Araguaína, norte do Tocantins.

O registro de candidatura da Professora Carmen consta como indeferido, mas com recurso na Justiça Eleitoral.

DR LUCIANO

O candidato Dr. Luciano (DC) votou no Colégio Militar em Palmas acompanhado da esposa.

Médico, Luciano de Castro Teixeira tem 47 anos. Ele nunca ocupou nenhum cargo público eletivo. A candidata a vice da chapa é a administradora Luciene Mamedes, 53 anos, do mesmo partido.

KAROL CHAVES

A candidata Karol Chaves (PSOL) votou na Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, em Palmas, acompanhada pelos pais e pela equipe de campanha.

Advogada, 41 anos, Karol Chaves é paulista de Osasco. É especialista em direitos das mulheres e pessoas LGBTQIA+ e mestre em desenvolvimento regional. Atua na 1ª Secretaria de Movimentos sociais e Populares do PSOL no Tocantins. O vice da chapa é o eletricista Silvio de Sousa (PSOL), 50 anos.

PAULO MOURÃO

Candidato a governador do PT, Paulo Mourão, votou na Escola Municipal Jorge Amado, no setor Santa Fé, em Palmas, acompanhado de amigos e apoiadores.

Mourão tem 66 anos, é formado em engenharia agronômica e foi deputado constituinte. Também já foi deputado federal por quatro mandatos, além de prefeito de Porto Nacional e deputado estadual. A vice da chapa é a Professora Germana (PCdoB), 42 anos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.