Concurso de Araguaína

Candidatos à Guarda estão revoltados com teste físico em plena pandemia: 'completo absurdo'

Teste está marcado para os dias 4 e 5 de julho.

Por Redação 1.762
Comentários (0)

29/06/2020 09h06 - Atualizado há 3 anos
Teste de aptidão física

Candidatos do concurso público da Guarda Municipal de Araguaína estão revoltados com a data do teste de aptidão física (TAF) e com a exigência de uso obrigatório de máscara durante a realização da prova. Alguns temem pela própria vida.

O TAF ocorrerá nos dias 4 e 5 de julho, com a convocação dos primeiros 240 colocados. O concurso oferta 40 vagas imediatas e 200 para formação de cadastro reserva.

Ao AF Notícias, um candidato convocado para o teste disse que toda a sua preparação para o TAF ficou prejudicada, uma vez que a cidade esteve em lockdown e também com as academias fechadas por muito tempo, além de outros locais adequados para a prática de exercícios físicos. 

"Acho um completo absurdo uma convocação que coloca vidas em risco em troca de quê? Será que é necessário essa convocação de urgência e expor os candidatos à covid-19?", questionou.

O mesmo candidato também foi classificado no concurso da Guarda Municipal de Colinas do Tocantins, realizado antes que o de Araguaína, mas ainda não houve a convocação para o TAF devido à pandemia.

Araguaína é a cidade mais afetada pela covid-19 no Tocantins. Muitos candidatos convocados para o TAF moram em outros estados e precisarão viajar, aumentando ainda mais o risco de transmissão da doença.

USO DE MÁSCARA

O uso da máscara durante a realização do TAF é uma das principais críticas dos candidatos, exigência que não constava inicialmente no edital.

O candidato disse que já realizou teste usando máscara e o seu rendimento caiu bastante, pois dificulta até mesmo a respiração adequada. “Correr de máscara num sol de 15 horas da tarde não é humano, como é o meu caso”, destacou.

Alguns candidatos chegam a passar mal durante a realização de TAF e o Tocantins já registrou até mortes em concursos anteriores. 

O que diz a prefeitura

O AF Notícias solicitou um posicionamento da prefeitura de Araguaína sobre os questionamentos ainda na sexta-feira, 26 de junho, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto. 

+ Concurso de Araguaína convoca candidatos ao cargo de Guarda Municipal para teste físico

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.