Os candidatos à prefeitura de Araguaína (TO) Charles Pita (PEN), Dona Ely (Rede), Olyntho Neto (PSDB), Paulo Roberto (PPS), Professor Mayst Maia (Psol) e Ronaldo Dimas (PR) já confirmaram presença no debate organizado pelo Instituto Presidente Antônio Carlos (ITPAC), a ser realizado na próxima terça-feira (27/09), às 19h, no auditório da instituição. A candidata Valderez Castelo Branco (PP) informou à organização do evento que não comparecerá ao debate porque estará em Palmas, dias 27 e 28, participando das sessões ordinárias da Assembleia Legislativa, como deputada estadual e líder do governo. Valderez não pediu licença do cargo para disputar a prefeitura de Araguaína. A candidata também não participou do debate promovido pelo movimento estudantil da UFT alegando o mesmo motivo, nem o candidato Ronaldo Dimas. No ofício, Valderez agradece a oportunidade, parabeniza os idealizadores do debate e se coloca à disposição para levar suas propostas aos universitários em outra ocasião.
O debate O debate será exclusivo para a comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) do ITPAC. Não será permitida a entrada de cabos eleitorais e nem mesmo de material publicitário, cornetas ou elementos que possam tumultuar o evento. Cada candidato poderá levar apenas cinco pessoas de sua equipe e, os participantes que não estiverem presentes no local até às 19h30, horário exato de início das atividades, não poderão mais subir ao palco e integrar o debate, deixando sua cadeira livre e aberta para questionamento dos demais candidatos. Para a organização, participar do debate é prestigiar a comunidade acadêmica e "respeitar a democracia". O ITPAC conta com 6 mil alunos e mais de 500 professores. O evento é organizado pelo curso de Ciências Contábeis do ITPAC e conta com o apoio de Likos Confecções, Lumaq Soluções em Ambientes e Rômulo Produções.
Confira as regras do debate REGRAS GERAIS PARA CONDUTA DA PLATEIA DURANTE O DEBATE I – Das ocupações a) O auditório estará reservado para a comunidade acadêmica vinculada à FAHESA/ITPAC, aos candidatos e suas respectivas assessorias sendo vedada a presença de pessoa estranha aos quadros. b) Para a comunidade acadêmica, o acesso ao auditório somente será realizado após inscrições junto ao coordenador de seu curso, devendo-se apresentar obrigatoriamente a carteirinha da biblioteca juntamente com o comprovante de matrícula do semestre. c) As vagas à comunidade acadêmica estão limitadas em número de 20 (vinte) para cada curso. II – Das normas de conduta a) É expressamente vedada a manifestação sonora (buzinas, apitos, megafones, ou quaisquer aparelhos que produzam som), durante a realização do debate, no interior do auditório e suas adjacências. b) Ficam vedadas manifestações de aprovação ou desaprovação, por parte da plateia, antes, durante ou após as falas dos candidatos. Os requerimentos de “Direito de Respostas” são reservadas às assessorias. c) Recomenda-se que os telefones celulares, durante a realização do debate, sejam mantidos desligados ou no modo silencioso. d) Durante as falas, recomenda-se que a plateia porte-se em silêncio, a fim de não prejudicar o tempo de cada candidato. e) É proibido o uso de bandeiras ou cartazes dentro do auditório, permitindo-se apenas o uso de adesivos de roupa. f) A saída e a entrada do auditório será controlada na portaria, através da pulseira personalizada. Sua perda importará proibição de acesso. III – Das sanções. a) A plateia será advertida antes do inicio dos debates, reservando-se ao mediador o poder de determinar a retirada, após ouvir a comissão jurídica. b) Ao ouvinte infrator, poderão ser aplicadas as seguintes sanções, sem prejuízo das sanções penais e civis cabíveis: a. Advertência. b. Retirada do Recinto. c) Após a retirada do recinto, o ouvinte infrator não poderá mais regressar ao auditório.