Formação de bandas

Governo do Tocantins entrega kits musicais para 49 escolas públicas com investimento de R$ 870 mil

'Pequena amostra daquilo que a gente quer para os nossos alunos', disse o governador.

Por Redação
Comentários (0)

02/12/2019 15h56 - Atualizado há 4 anos
A entrega dos instrumentos ocorreu nesta segunda, 02

"Essas bandas escolares são fundamentais. A partir delas, podem despontar talentos e grandes profissionais”. A declaração foi dada pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta segunda-feira (02), durante solenidade de entrega de 49 kits musicais para escolas da rede estadual de ensino.

O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso.

Os kits contam com trompetes em sib, trombones de marcha em sib, trompas da marcha em sib, euphonium em sib, tuba ¾ si bemol, caixas tenor de marcha, bumbo de marcha, par de pratos 14", destinados às atividades de bandas escolares.

Ao todo, foram beneficiadas 49 escolas de ensino médio do Tocantins das regionais de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) e custaram R$ 870 mil recursos provenientes de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Ministério da Educação (FNDE/MEC).

O governador disse que todas as unidades escolares da rede pública já deveriam contar, há muito tempo, com bandas e atividades do gênero como forma de incentivo. Segundo ele, esses equipamentos são importantes para a vida estudantil e para promover solenidades festivas nas datas cívicas, a exemplo do 7 de Setembro.

“Isso é uma pequena amostra daquilo que a gente quer para os nossos alunos e também para que os nossos professores se sintam valorizados ao contar com escolas melhor equipadas para participar de eventos”, frisou.

O diretor do Colégio Estadual São José, de Palmas, José Antônio Aguiar Gama, disse que estava muito feliz. A unidade de ensino faz parte do Projeto Escola Jovem em Ação, onde os estudantes são os principais protagonistas do processo educacional. “Os estudantes do Clube de Música vão ser os protagonistas dessa ação, eles vão cuidar dos instrumentos, são responsáveis pelos ensaios, pela aprendizagem musical. Nós comemoramos o sucesso desses estudantes, que já receberam diversos prêmios com apresentações culturais”, contou.

O estudante Felipe Silva, 16 anos, da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, participa da fanfarra da escola, e comemorou a unidade escolar ter sido contemplada com os instrumentos. “Atuar nas bandas nos ajuda a termos concentração e a ter mais interesse pelas atividades da escola”, contou.

Ray Costa Santos, 13 anos, da Escola Estadual Maria dos Reis, localizada em Taquari, que tem uma Banda de Percussão premiada, destacou as aprendizagens. “Eu ficava nas ruas nas horas vagas, há seis meses, passei a fazer parte da banda da escola, e minha vida transformou. Passamos a realizar apresentações em várias cidades e, a cada dia, queremos aprender e nos aperfeiçoar ainda mais”, esclareceu.

A Banda de Percussão da Escola Estadual Maria dos Reis deu um show de animação e talento
Encontro do governador com estudantes

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.