Educação

Carteira de vacinação passa a ser obrigatória para matrícula em todas as escolas do Tocantins

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7). 

Por Redação 1.273
Comentários (0)

08/08/2019 14h28 - Atualizado há 4 anos
Nova lei obriga a apresentação da carteira de vacinação

Já está em vigor a nova lei estadual nº 3.521, de 7 de agosto de 2019, que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula escolar em toda a rede de ensino do Tocantins.

A lei foi sancionada pelo governador Mauro Carlesse e publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7). 

Conforme o artigo 1º, a lei se aplica aos alunos menores de até 18 anos de idade no ato da matrícula e em todas as escolas da rede pública ou particular, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A carteira de vacinação deverá estar atualizada, assim entendida aquela que contenha os atestados de todas as vacinas consideradas obrigatórias, de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança e o Calendário de Vacinação do Adolescente, em consonância com as disposições do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo a lei, só será considerado dispensado da vacinação obrigatória o matriculando que apresentar atestado médico de contraindicação explícita da aplicação da vacina.

Contudo, a não apresentação do documento ou a constatação da falta de alguma das vacinas obrigatórias não impossibilitará a matrícula, porém a situação deverá ser regularizada em um prazo máximo de 30 dias, pelo responsável, sob pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar ou Ministério Público Estadual para providências.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.