Coronavírus

Cemitérios públicos de Palmas reforçam ações de segurança para sepultar vítimas da covid-19

Foram preparadas alas exclusivas para as vítimas do coronavírus.

Por Redação 919
Comentários (0)

30/04/2020 08h39 - Atualizado há 3 anos
Cemitério tem espaço destinado só para vítimas da covid-19

A capital do Tocantins registrou a 3ª morte por complicações causadas pelo novo coronavírus (Convid-19) na noite desta quarta-feira (29). A vítima é o caminhoneiro pernambucano Jorge Luiz Souza Pires, 64 anos, que estava internado no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O óbito não será contabilizado no Tocantins, mas o sepultamento deve ser feito em Palmas, pois o corpo não pode ser transportado para evitar o risco de propagação do vírus.

Com isso, os cemitérios públicos da capital estão reforçando ainda mais as medidas de segurança e prevenção contra a disseminação da doença nos locais de sepultamento.

Essa foi a pauta central de uma reunião que ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), entre representantes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que administra os cemitérios.

Segundo o superintendente da Seisp, Adão Teodoro Maia, os cemitérios públicos de Palmas estão recebendo adequações na parte de segurança e também foram preparadas alas exclusivas para as vítimas de Covid-19.

“Um de nossos principais cuidados é com a aglomeração de pessoas e, por isso, estamos instalando portões para restringir o acesso de carros no cemitério Jardim da Paz”, informou, dizendo ainda que os servidores foram treinados e receberam os equipamentos de proteção individual (EPIs) e que estão seguindo todos os critérios recomendados.

Joselita Monteiro Macedo, Gerente da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), disse que o órgão vai continuar o trabalho junto aos servidores dos cemitérios, no intuito de enfatizar a importância do uso correto dos EPIs e dos cuidados com a higienização. “Seguindo o protocolo correto, os trabalhadores dos cemitérios e suas famílias terão mais tranquilidade e segurança”, enfatizou.

Para o secretário de Saúde, Daniel Borini, a população precisa entender que só com o distanciamento social e evitando aglomeração será possível refrear a disseminação do novo coronavírus. “Estamos repetindo constantemente que é primordial seguir as recomendações quanto à distância entre as pessoas e sobre a higienização”, ponderou. 

Sepultamento por Covid-19

Os procedimentos adotados após a morte de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 estão descritos no Plano de Contingência do Município de Palmas. As orientações definem como deve ser feito o manejo do corpo dentro do ambiente hospitalar, o tratamento, transporte e o sepultamento.

Cemitérios Públicos

Palmas possui três cemitérios públicos: Cemitério Jardim da Paz, Cemitério de Taquaruçu e o Cemitério de Buritirana. Segundo a Seisp, o índice de sepultamento nos cemitérios municipais é em média de 60 óbitos mensais, sem alteração em relação à pandemia. Atualmente, foram registrados dois óbitos na Capital em decorrência de Covid-19

Trabalhadores são orientados sobre medidas de segurança
ASSUNTOS cemitérios palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.