Goianorte

Centenas de pessoas se reúnem para plantar árvores, recolher lixo e preservar rio no Tocantins

A expedição já ocorre há 11 anos e atrai pessoas de São Paulo, Goiás e Pará.

Por Redação 2.795
Comentários (0)

17/02/2020 15h43 - Atualizado há 4 anos
A expedição reúne diversas pessoas

O que começou como uma ação entre alguns amigos na cidade de Goianorte (TO) hoje reúne centenas de pessoas que percorrem cerca de 200 km às margens do Rio Bananal plantando árvores, recolhendo lixo e conscientizando produtores sobre ações que protegem o rio.

Em entrevista ao programa Brasil Rural, Raimundo de Deus Farias Leite, um dos mentores dessa iniciativa, explicou que o projeto foi idealizado em 2009 e teve a primeira edição já no ano seguinte. Hoje já atrai pessoas dos Estados do São Paulo, Goiás e Pará, além de várias cidades do Tocantins.

O rio bananal foi muito degradado, principalmente no trecho que corta os municípios de Goianorte, Colmeia e Pequizeiro. Toda a mata ciliar foi retirada e alguns pastos de fazendas iam até o leito do rio. Com isso, o rio foi quebrando os barrancos e ficando raso”, disse na entrevista.

Ainda conforme Raimundo de Deus, o objetivo do projeto é recuperar o rio. “Nós vimos que estava no ponto de fazer uma ação que pudesse reverter essa situação, mesmo que lentamente, mas que pudesse dar um grito de socorro para o rio”, contou.

Neste ano, a Expedição Amigos do Rio Bananal ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.

Veja a entrevista completa abaixo.

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.