Mudança

Igeprev passa a pagar 13º no aniversário para cerca de 18 mil aposentados e pensionistas

Medida permite 'uma melhor gestão financeira', diz presidente do instituto.

Por Redação 1.482
Comentários (0)

02/06/2022 18h06 - Atualizado há 1 ano
Igeprev

O Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO) pagará o 13° salário no mês de aniversário de seus beneficiários a partir da folha do mês de junho. Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 18 mil aposentados e pensionistas.

Publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei nº 3.944, de 31 de maio de 2022, altera a Lei 1.614, de 4 de outubro de 2005, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS-TO).

A nova forma de pagamento se aplica aos servidores públicos civis e militares inativos e pensionistas, que são remunerados por meio do fundo de gestão previdenciária do Igeprev.

Uma das novidades é que a gratificação natalina, ou seja, o 13° salário, será pago antecipadamente, na folha do mês de aniversário do beneficiário. Por exemplo, se o aposentado faz aniversário no mês de julho, ele receberá o 13º salário no mês de agosto.

No caso de benefício de pensão por morte dividido em quotas, o pagamento será proporcional à respectiva quota, no mês de aniversário de cada pensionista.

Portanto, ressalta o Igeprev, não há mais necessidade de fazer o pedido da antecipação, já que o instituto vai gerar a folha de pagamento referente a esse benefício.

Quanto aos beneficiários que já fizeram aniversário nos meses anteriores à nova lei e requereram a antecipação de 50% do benefício, o restante será pago em dezembro. Os que não requereram só receberão seu 13° salário de forma integral em dezembro.

“Temos a responsabilidade de assegurar o pagamento em dia dos aposentados e pensionistas do Igeprev”, afirmou Wanderlei Barbosa.

“O pagamento da gratificação natalina em meses diferenciados e não somente no mês de dezembro trará benefícios tanto para os aposentados e pensionistas quanto para o Instituto, pois, assim, não será necessário o pagamento de duas folhas em dezembro. Dessa forma, uma será diluída ao longo do ano, permitindo, com isso, uma melhor gestão financeira”, destacou o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.