Almas (TO)

Chegada da Aura Minerals ao Tocantins impulsiona o crescimento de cidade: 'mudou tudo', diz jovem

Com geração de renda à população e fomento às iniciativas e projetos de impacto socioambiental.

Por Redação 9.127
Comentários (0)

22/01/2024 12h38 - Atualizado há 3 meses
A mineradora desembarcou na região em 2019, contribuindo positivamente para a prosperidade da cidade

“Quando a Aura chegou aqui, foi um deslumbre. Pensamos em oportunidades de emprego, melhorias para cidade, movimentação da economia. Mudou tudo: a cidade, as pessoas, até a maneira de buscar oportunidades”, quem conta essa história é o jovem Adrian Lima, aluno do SENAI e um dos integrantes dos cursos de capacitação promovidos pela Aura Minerals à população de Almas, no Tocantins.

A reflexão de Adrian se torna evidente ao observar as transformações proporcionadas pela Aura Minerals na operação desenvolvida em uma cidade com pouco mais de seis mil habitantes e localizada a mais de 200 km da capital Palmas.

Como o jovem imaginava, desde 2019, quando a empresa desembarcou na cidade, a economia foi positivamente impactada, fruto das muitas mudanças provocadas pela Aura. Ainda durante as obras, a busca por insumos e mão de obra especializada em diferentes setores, abriu um leque de oportunidades para toda a região. A parceria da empresa com o SENAI é um exemplo claro de ações de capacitação e treinamento dos profissionais. Aliando teoria e prática, é possível absorver conhecimento, se manter atualizado sobre as diversas atividades envolvidas na operação, e entender melhor a importância da segurança do trabalho. Ao todo são mais de 60 mil horas de treinamentos e qualificações proporcionados pela empresa.

“A sinergia com a cultura e conexão com a comunidade local são algumas de nossas premissas e, sendo assim, priorizamos parcerias regionais, a fim de realmente transformar a realidade onde atuamos. Quando chegamos em Almas não foi diferente. Entendemos que se tratava de um momento especial para captarmos talentos que se somariam à nossa equipe e, aqui, também encontramos profissionais com potencialidades a serem lapidadas para estarem conosco. Dessa forma, investimos em capacitação de mão de obra, preparando esses profissionais para as oportunidades que oferecemos ao mercado. Esta é também a nossa forma de retribuir a parceria e receptividade da população”, explica Andreia Nunes, diretora de Operações da Aura.

Em Almas, atuação da Aura Minerals gerou benefícios sociais em diversas frentes

Além disso, a chegada da Aura favoreceu o crescimento populacional, o que também gerou impactos positivos à economia. O setor de serviços, por exemplo, expandiu o número de ofertas de vagas de forma significativa, permitindo que profissionais como a auxiliar de cozinha, Núbia da Silva, tivesse a carteira de trabalho assinada pela primeira vez.

“Sempre lutei muito para conseguir um emprego e quando eu consegui fiquei feliz demais. Sei que ainda tenho muito a conquistar, como terminar a minha casa”, comenta Núbia.

Outro salto importante na região foi no quesito educacional. A atuação da companhia permitiu que alunos tivessem mais motivação para se dedicarem aos estudos, como explica a diretora da Escola Municipal Descoberto, na comunidade de Lajeado, Ione Martins: “Eles passam a ter a visão de que, se eles se formarem, poderão ir à mineradora para concorrer a um cargo”, diz.

A atuação da mineradora também agrega valor aos produtores rurais da região. Uma das iniciativas apoiadas pela empresa, a Feira da Alegria, hoje, conta com diversos expositores e reúne um número expressivo de pessoas que consomem os produtos ali vendidos, movimentando assim, a economia local.

O presidente e CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa, observa como o olhar amplo e cuidadoso sobre os impactos e benefícios das atividades realizadas pela mineradora é decisivo para as estratégias da empresa e norteia a tomada de decisão da mineradora.

Presidente e CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa.

“A mineração feita de forma transparente, com foco em ESG, promove mudanças profundas e positivas e é isso que proporcionamos todos os dias em Almas. Mais do que postos de trabalho, estamos preparando profissionais para atender as demandas do mercado. Estamos ajudando na construção de uma estrutura viável para diferentes tipos de projetos. Estamos dando ‘o empurrão’ que faltava para o desenvolvimento do enorme potencial já existente na região, para que as oportunidades cheguem e possam ser aproveitadas em sua plenitude”, finaliza o CEO.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.