tocantins

Cidades de Filadélfia, Nova Olinda e Marianópolis não podem ter eventos com equídeos

Vários casos da doença de mormo foram confirmados nessas cidades.

Por Redação 1.109
Comentários (0)

09/11/2021 10h31 - Atualizado há 2 meses
As medidas sanitárias visam proteger o plantel equídeo do Tocantins

Eventos com aglomerações de equídeos em Filadélfia, Nova Olinda e Marianópolis foram suspensos pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para evitar a disseminação de mormo, doença infectocontagiosa que acomete equídeos e pode ser transmitida ao homem.

Em outros 13 municípios vizinhos também foram impostas restrições para realização de eventos em locais abertos. De acordo com a Adapec, de janeiro até o momento foram eutanasiados 20 animais positivos.

O último caso ocorreu no município de Marianópolis. “Como Filadélfia e Nova Olinda também são considerados focos por ter registrado casos e ainda não ter sido finalizado o saneamento, estão proibidos de realizarem eventos de qualquer natureza que contenha equídeos, as outras 13 regiões limítrofes só poderão realizar eventos fechados que sejam avaliados e fiscalizados pela Agência” alerta a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da AdapecIsadora Mello Cardoso.

Todas as medidas sanitárias são preconizadas pelas normas federais de controle e erradicação da doença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os locais que fazem divisa com os municípios citados, e que portanto estão suspensas cavalgadas, tropeadas e qualquer evento dessa natureza são: Araguaína, Pau D’arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins, Palmeirante, Pium, Caseara, Divinópolis do Tocantins, Monte Santo e Chapada de Areia.

Recomendações 

A agência orienta que em casos de suspeita da doença, o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 063 11 22, bem como denunciar o trânsito clandestino de animais.

Veja a portaria na íntegra 

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.