Alerta do Detran

Detran/TO alerta sobre consequências para quem circula com IPVA e licenciamento atrasados

Veja como saber se o veículo tem pendências.

Por Redação 3.365
Comentários (0)

21/10/2023 09h30 - Atualizado há 6 meses
Ação do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) divulgou que o atraso na quitação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) impede o licenciamento do veículo, o que pode acarretar na remoção do automóvel, além de gerar multas e juros aos contribuintes. 

O não pagamento do imposto ainda pode impossibilitar processos de compra e venda de veículos, ocasionar a inscrição em Dívida Ativa e dificultar a aprovação de empréstimos. 

Como saber se existem débitos registrados

Para saber se o veículo está com o licenciamento atualizado, basta acessar o site do Detran/TO através do link Detran TO - Veículos, onde é possível consultar multas e atrasos de documentos. 

Além do site, os usuários podem resolver essas pendências pelo aplicativo Detran TO Fácil, que facilita o acesso a essas informações de forma rápida e segura: https://appdetrantofacil.detran.to.gov.br/DetranTOFacil/

Já para o IPVA, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz/TO),  com o número da placa do veículo e Renavam - Registro Nacional de Veículos Automotores. 

Isenção do IPVA

Os veículos com IPVA no valor de até R$ 200,00 estão isentos do pagamento do imposto. A isenção foi concedida pelo Governo do Tocantins neste ano e contemplou a frota de 322.550 veículos. Além desse segmento, também receberam o benefício pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou mental, conforme a Lei n° 6.999/2001.

Débitos frequentes

- Imposto Sobre Propriedade do Veículo (IPVA); 

Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV);

- Multas de Trânsito 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.