Saúde bucal

Dúvidas sobre o clareamento dental? Graduanda em Odontologia explica a técnica

Procedimento elimina pigmentos que deixam os dentes manchados ou escurecidos.

Por Jailce Alves Oliveira
Comentários (0)

09/10/2021 09h38 - Atualizado há 2 anos
Clareamento dental

Por causa de pigmentos externos, o dente fica com uma cor mais amarelada com o passar do tempo e é um processo normal. Com a queixa dos pacientes, surgiu clareamento dental, que se trata de um tratamento estético tendo como objetivo eliminar esses pigmentos que deixam os dentes manchados ou escurecidos.

O clareamento dental é um procedimento pouco invasivo executado pelo cirurgião dentista. É uma técnica que pode ser realizada no consultório odontológico, uso de moldeiras com a indicação do profissional ou técnica combinada.

O tratamento deve ser executado de forma segura, pois se trata de uma reação química de produtos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida: o gel clareador é aplicado no dente, onde tal ação quebra as moléculas de pigmentação. A duração do processo depende das orientações de cada fabricante, mas a média é de 45 minutos, sendo necessário repetir as sessões de acordo com orientações do cirurgião dentista.

O procedimento é indicado a todos que estejam com a saúde bucal em dias, ou seja, não pode estar com lesões cariosas ou uma doença periodontal por exemplo. Primeiro tem que ser realizado o condicionamento da cavidade bucal para que o tratamento possa ser realizado de maneira eficiente.

Caso o paciente tenha muita sensibilidade, ele deve comunicar o cirurgião dentista para que ele faça a melhor escolha do protocolo a seguir.

_______________________________________

Jailce Alves Oliveira

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC). 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.