Saúde

Pioneira no Tocantins, Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína vira referência no Brasil

O trabalho desenvolvido na clínica emocionou gestores municipais de saúde de vários lugares do Brasil.

Por Redação
Comentários (0)

05/07/2019 14h00 - Atualizado há 4 anos
A Clínica-Escola Mundo Autista

O trabalho da Clínica-Escola Mundo Autista, de Araguaína, emocionou secretários municipais de saúde de vários lugares do Brasil. A clínica foi apresentada nesta semana durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.

A apresentação da clínica ficou a cargo do secretário da Saúde de Araguaína, Jean Luís Coutinho. Na mostra, o secretário explicou que a cidade foi pioneira a implantar a clínica no Estado, além de ter sido uma das primeiras da região norte do Brasil.

Jean Luís também detalhou que o grande diferencial para o sucesso do serviço prestado pela clínica é o fato de três secretarias diferentes bancarem a clínica: saúde, educação e assistência social.

A clínica também foi criada em lei, o que lhe dá mais força institucional e administrativa dentro da própria prefeitura.

Como funciona

Atualmente, o estabelecimento atende 220 usuários com as seguintes especialidades/terapias: atendimento médico; enfermagem; psicopedagógico; odontológico; terapia ocupacional; psicologia; arteterapia; educação física; musicoterapia; fonoaudiologia; neuropsicopedagogia, neurologia e serviço social.

As principais habilidades adquiridas pelos autistas através das terapias são o aumento do desenvolvimento cognitivo e comportamental; melhora na qualidade de vida da criança e família entre outras habilidades; resgate da autoestima e confiança, além de promover a autonomia, independência, interação social.

Caso de sucesso

Na apresentação, foi veiculado um vídeo com depoimentos de mães de autistas atendidos. Todas foram unânimes ao elogiar a clínica e dizer que, sem ela, não teria como dar a atenção devida aos seus filhos.  

Hoje, um tratamento convencional de um autista com todos os serviços oferecidos pela clínica não custa menos de R$ 5 mil por mês. Embora não exista no Brasil um dado concreto sobre a quantidade de autistas no País, estimativas apontam que um bebê a cada 59 nascidos tenha algum grau de autismo.

A inclusão e o acompanhamento das crianças autistas é um processo contínuo, pois o mesmo tem sempre o que melhorar a partir de olhares atentos sobre os pontos positivos e os negativos. Os pontos positivos devem ser compartilhados, porém, os pontos negativos também devem ter o mesmo grau de importância, sabendo que é através da tentativa que se pode pensar em outras estratégias de melhorias para crianças autistas”, salientou Jean Luís.

Apresentação da clínica no evento nacional

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.