Educação

Escolas de três cidades do Tocantins vencem etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020

Objetivo é estimular a melhoria da gestão das escolas públicas.

Por Redação 1.013
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04/11/2020 14h24 - Atualizado há 3 anos
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A manhã desta quarta-feira (4) foi marcada por emoção, ansiedade e expectativa para todas as escolas do Tocantins que aguardavam o resultado do Prêmio Gestão Escolar 2020. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou os nomes das escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares.

A intenção do certame é estimular a melhoria da gestão das escolas públicas, reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem o intercâmbio de experiências entre os gestores e, assim, multiplicar e dar visibilidade para boas estratégias.

A secretária da Educação, professora Adriana Aguiar, destacou o potencial das equipes envolvidas no trabalho. “Enfatizo o envolvimento de todos nas atividades das escolas e agradeço aos pais, estudantes, professores, merendeiras, voluntários e todas as equipes das escolas. Todos são responsáveis por este momento, que significa um resumo das ações de sucesso. Nós aprendemos muito com os relatos de experiências de todas as escolas. O meu agradecimento a cada dirigente municipal e a cada gestor municipal de educação”, completou.

Coordenadora nacional do Prêmio Gestão Escolar, a secretária pontuou, ainda, a grande participação das escolas públicas nesta edição especial, de 2020. “Gostaria de destacar a excelente participação das escolas. Foram cerca de 8 mil inscrições nesta edição em todo o Brasil. No Tocantins, tivemos 532 inscrições, com 481 relatos de experiências concluídos e avaliados. Neste cenário, com essa quantidade de inscrições realizadas, eu tenho que agradecer muito a cada um dos participantes pela dedicação e envolvimento no trabalho”, destacou.

Maria Solange Rodrigues, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Tocantins, destacou a importância da parceria entre os sistemas de ensino. “Quero dizer a todas essas escolas que continuem com os compromissos e responsabilidades nos trabalhos desenvolvidos. É uma honra participar do processo com a Undime. Parabéns a todos. É importante destacar a educação pública em todo o território do Tocantins, onde todos buscam boas práticas, principalmente nesse momento de distanciamento, para evitar evasão escolar e proporcionar o melhor na qualidade do ensino e aprendizagem”, enfatizou.

Diretor de Gestão Educacional da Seduc, Leandro Vieira, e a professora Leda Tomazi, coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar foram importantes para a efetivação de todo o processo. Em sua fala, Leandro destacou o trabalho realizado pelos comitês avaliadores. “O Prêmio Gestão Escolar contribuiu efetivamente para que possamos pensar em uma nova educação. Ele nos deu este desafio em 2020, que a gente encontrasse soluções para o enfrentamento das dificuldades que passamos no decorrer da pandemia”, completou.

A escola classificada em primeiro lugar irá concorrer ao Prêmio Nacional de Gestão Escolar.

Escolas classificadas

1º lugar

Escola Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, de Tocantinópolis, Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis. A diretora da escola é Simone Resplandes Borges. Apresentou o relato de Experiência “Nem toda distância é ausência: ressignificando o ensino e aprendizagem em tempo de pandemia”.

2º lugar

Escola Indígena 19 de Abril, de Goiatins, Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso. Apresentou o relato de Experiência "Navegando e reinventando o aprender em face do desconhecido".

3º lugar

Escola Estadual Santa Gertrudes, da Diretoria Regional de Educação de Araguatins. É uma escola localizada na zona rural de Araguatins, Agrovila Falcão. Diretora Tânia Pereira Gomes. Apresentou o relato de Experiência “Recriando em tempo de pandemia”.

O prêmio

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país.

Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

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