Covid-19

'Fiquem em casa e evitem saídas desnecessárias', pede secretário da Saúde aos tocantinenses

O secretário esclareceu várias dúvidas da população em coletiva à imprensa.

Por Nielcem Fernandes 1.124
Comentários (0)

18/03/2020 18h55 - Atualizado há 4 anos
Dr. Edgar Tollini, secretário Estadual de Saúde

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus (covid-19) no Tocantins, o secretário de Estado de Saúde (SES), Edgar Tollini, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (18) para esclarecer as dúvidas da população e reforçar as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde para conter o avanço do vírus.

O secretário elogiou a conduta da advogada infectada, de 42 anos, que chegou em Palmas no último dia 8 de março e apresentou os primeiros sintomas no dia 11. Ao suspeitar que poderia estar contaminada, ela ficou em isolamento domiciliar e realizou os exames na rede particular de saúde. Em seguida, comunicou o resultado positivo aos órgãos estaduais e municipais na manhã dessa quarta-feira (18).

"Temos que ressaltar a importância e elogiar a atitude de responsabilidade social da paciente", destacou. 

Rastrear histórico

Questionado a respeito do histórico da paciente, o gestor enfatizou a importância de rastrear o seu histórico epidemiológico para descobrir outros possíveis casos.

“Agora nós vamos rastrear a história epidemiológica. Onde ela esteve, com quem esteve e por quais lugares ela passou desde que chegou até o Tocantins. É claro que não vamos conseguir rastrear tudo, mas vamos tentar ampliar ao máximo para monitorarmos essa rede. Nossa pesquisa vai se concentrar desde a chegada da paciente até o seu isolamento” , disse o secretário.

Cuidados

O secretário reforça ainda as orientações para as atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos, evitar aglomerações e reduzir o contato social, o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

“Há ainda a orientação que propõe o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória [como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar], o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde”, frisa.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas e corrimão. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o Covid-19.

Medidas

De acordo com o secretário, as novas medidas para o enfrentamento do covid-19 serão discutidas e anunciadas pelo Comitê de Crise, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de conter o avanço da doença no Tocantins. A previsão é de que as medidas sejam divulgadas até a próxima segunda-feira (23).

“Tanto no Governo Federal, quando no estadual, as determinações são de responsabilidade do Chefe do Poder Executivo, monitorados pelo comitê de crise. A recomendação do governo é de que as pessoas fiquem em casa, diminuam as saídas desnecessárias a rua e aqueles que estão trabalhando, conversem com o seu patrão para analisar a possibilidade de um devido repouso, redução da carga horária ou até mesmo o home office (trabalho em casa). Novas medidas serão tomas pelo governador, ouvindo o comitê. O Tocantins tem adiantado e feito o serviço de forma coesa em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, esclareceu Edgar Tolline.

Comunicação

Como o primeiro caso positivo do novo coronavírus foi anunciado oficialmente pela prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB), através das redes sociais, o secretário afirmou que o canal oficial de informação é a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O canal de ligação do Ministério da Saúde é a Secretaria Estadual de Saúde. Qualquer informação que esteja dentro dos municípios, ela tem que vir para nosso centro de informações estratégicas da vigilância em saúde. Não tenho nada contra a divulgação. O meu problema é que quem informa o ministério é a Secretaria Estadual de Saúde. Vale ressaltar que essa paciente não estava sendo monitorada. Nós temos um pouco mais de prudência na divulgação das informações. Divulgamos nosso boletim todos os dias sempre após o Ministério da Saúde”, afirmou.

Testes Rápidos

Conforme o gestor, a Secretaria da Saúde já está de posse de cerca de 100 kits de testagem rápidas que serão utilizados em grupos de risco e semanalmente repostos pelo Ministério da Saúde.

“O Ministério já enviou alguns exames e já estamos com alguns kits de testagem rápida que vão ser semanalmente repostos. Nós vamos testar aqueles casos que necessitam de uma assistência maior e os casos comórbidos, idosos e aqueles que podem se complicar”, disse o secretário.

 Recursos

Sobre os recursos na ordem de R$ 3 milhões destinados ao combate do coronavírus no Tocantins, o secretário afirmou que o dinheiro já está em caixa e será utilizado de maneira otimizada.

“O recurso já está em conta e agora nós vamos discutir para ver a melhor forma de otimizar esses custos. Onde nós podemos procurar serviços e o que nós podemos procurar. Existe um dimensionamento acima dos valores de mercado em todos os serviços e materiais. Nós precisamos saber a melhor hora para nos dispormos desse recursos. Vamos avaliar e usar da melhor forma”, confirmou.

Rede Pública x Rede Privada

A comunicação entre a rede pública e a rede privada de saúde no Tocantins, segundo o secretário, vem funcionando perfeitamente, permitindo o monitoramento de possíveis casos que ainda não foram notificados oficialmente pela rede pública ao Ministério da Saúde.

"A comunicação tem funcionado perfeitamente. Hoje nós recebemos a notícias de que um dos pacientes que nós estávamos monitorando na rede privada foi diagnosticado como negativo para o coronavírus", concluiu.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.