Agro

Produtor tocantinense estima colher 850 toneladas de silagem após integração lavoura-pecuária

Ações fazem parte do projeto ABC, desenvolvimento por meio do Ruraltins.

Por Redação
Comentários (0)

13/03/2023 10h57 - Atualizado há 1 ano
Emanuel está investindo no pastejo rotacionado e na produção de silagem

Há cerca de um ano, o agricultor Emanuel Martinez Vaz de Oliveira, proprietário da Fazenda Elite, a 30 km de Palmas, vem recebendo assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do Projeto ABC Corte, com a finalidade de melhorar a pastagem e intensificar a produção de carne.

Na propriedade de 110,35 hectares de terra, e um plantel de 220 cabeças de gado nelore, Emanuel está investindo no pastejo rotacionado e na produção de silagem para garantir a nutrição animal do seu rebanho principalmente no período de estiagem. Com orientações técnicas do Ruraltins, foi feita a integração lavoura-pecuária.

O extensionista Victor Hugo de Oliveira Praxedes explicou como está sendo feito esse acompanhamento. “Toda a área contou com correção de solo, e, após análises, a devida adubação. Com isso, dividiu-se a maior parte, os 12 hectares, para o plantio da forrageira tamani [panicum maximum], em consórcio com sorgo da variedade BRS Ponta Negra, e em outras duas áreas experimentais, de 1,5 hectares, feito o plantio de milho para silagem, em consórcio com o capim tipo CV myagui [panicum maximum]. Esse capim também foi utilizado na outra parte experimental, mas com o consórcio de sorgo do tipo Boliviano. As sementes das áreas experimentais contaram ainda com o aditivo de fertilizante ricos em macro e micronutrientes, e a cobertura com bases nitrogenadas foi feita após 15 dias aproximadamente, para que o melhor desempenho seja alcançado”.

Com boas expectativas para a colheita, que já está em andamento, o produtor acredita colher mais de 650 toneladas de silagem com os plantios do capim, sorgo e milho, e ainda mais 200 toneladas de capiaçu, somente neste primeiro corte. “Estou muito satisfeito com esse acompanhamento do Ruraltins, aqui a gente tem feito o pastejo rotacionado e essa integração lavoura-pecuária, onde a gente vai colher a silagem e deixar o capim. Nosso objetivo é a área formada numa cultura perene que é o capim, e conseguir, com a silagem, pagar os custos da reforma”, disse.

Nesse trabalho, o engenheiro agrônomo Edmilson Rodrigues destaca a importância da parceria público-privada na implantação da Unidade Demonstrativa. “Um dos pontos fortes para que esse trabalho fosse feito, primeiramente pela assistência técnica realizada pelo escritório local de Porto Nacional junto ao produtor, que se colocou à disposição e tem conduzido conforme as orientações, e o apoio também da UFT [Universidade Federal do Tocantins], a Embrapa, a Sementes Grão Fértil, a ABCZ pelo programa Integra Zebu e a Latina Seed, com a doação de sementes do sorgo boliviano”, pontuou.

O Projeto ABC faz parte do Plano Setorial para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), e tem, dentre as suas ações, a recuperação de pastagens degradadas.

Dessa forma, o Ruraltins dá assistência a produtores para além de melhorar a sua produtividade, fazer da propriedade uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) nas tecnologias ABC, com a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, consideradas mitigadoras das Mudanças Climáticas.

Dia de Campo

Os resultados do trabalho na propriedade serão apresentados ainda neste mês, em 23 de março, na área de Unidade Demonstrativa, em um Dia de Campo sobre Sistema Integrado de Lavoura e Pecuária.

Assistência técnica do Ruraltins visa melhorar a pastagem e intensificar a produção de carne
Produtor reforma pastagem e estima colher 850 toneladas de silagem
Estimativa é colher 650 toneladas sorgo e milho, e ainda mais 200 toneladas de capiaçu

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.