Em reunião

Coronel sugere que prefeitos tenham contato diário com PM para prevenir ataques

Quatro prefeitos do Tocantins sofreram ataques só nos últimos dois anos.

Por Redação 551
Comentários (0)

17/01/2019 11h47 - Atualizado há 5 anos
Presidente da ATM (esq.) e Comandante-Geral da PM

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, sugeriu que os prefeitos do Estado mantenham contato diário com a PM para evitar episódios como os recentes ataques sofridos pelos gestores.

Segundo o coronel, a medida já é adotada com gerentes de bancos. Outra saída para os prefeitos é o registro do Boletim de Ocorrência assim que sofrer qualquer tipo de ameaça ou ligação suspeita.

Com isso, a polícia tem conhecimento se tudo está ocorrendo bem com o prefeito. Ligações ou mensagens pela manhã e à noite fazem com que os policiais militares fiquem cientes de qualquer anormalidade que possa vir a ocorrer”, orientou o coronel.

As medidas foram tratadas pelo Comandante-Geral em reunião com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, nessa quarta-feira, 16, em Palmas.

No encontro, o prefeito apresentou as preocupações quanto à falta de segurança sentida pelos gestores municipais.

Temos conhecimento que a Polícia Militar é impedida de realizar uma segurança personalizada de prefeitos e vereadores nos Municípios, mas queremos identificar medidas que podem ser adotadas pelos gestores, em parceria com a PM, para que eventuais atentados contra representantes políticos locais não ocorram”, disse o presidente da ATM.

Segundo Mariano, é recorrente casos de prefeitos que relatam ameaças e intimidações em seus municípios.

Além de se reunir com o Comandante-Geral da PM, Jairo Mariano disse que deverá procurar o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, para solicitar serviços de inteligência em investigações que evitem possíveis atentados contra prefeitos. 

Atentados

Em 2017, o prefeito de Chapada da Natividade, Joaquim Urcino, sofreu tentativa de assassinato dentro de sua residência, mas conseguiu escapar do atentado.

Em fevereiro de 2018, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, teve a casa invadida por criminosos e sofreu atentado com tiros de arma de fogo.

Caso ainda mais grave, o prefeito de Miracema, Moisés da Sercom, foi assassinado em agosto de 2018, e até hoje os criminosos não foram capturados.

Já no dia 09 de janeiro, o prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar Filho, conhecido como Dotozim, sofreu atentado com tiros de arma de fogo dentro da própria residência, mas conseguiu sobreviver.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.