Senado

Comissão de Relações Exteriores atende Kátia Abreu e ouvirá Rússia, Ucrânia e Brasil

As datas ainda serão definidas.

Por Redação
Comentários (0)

25/03/2022 08h44 - Atualizado há 2 anos
Pedido foi apresentado pela senadora Kátia Abreu (PP)

Em reunião realizada nesta quinta (24), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou, por unanimidade, três requerimentos sobre política externa de autoria da presidente do colegiado, senadora Kátia Abreu (PP).

Segundo os requerimentos, a CRE realizará audiências públicas com o encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, e com o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy. As datas ainda serão definidas. O objetivo é discutir a guerra entre os dois países e buscar uma solução pacífica.

Ainda de autoria da presidente da CRE, foi aprovado requerimento de audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para tratar da política externa brasileira. A audiência ainda não tem data marcada.

- “É importante entendermos o que está acontecendo. A construção de um discurso sobre o que se passa no mundo deve ser feita sobre fatos, ou seja, em ideias que podem ser comprovadas”, afirmou a senadora.

A CRE aprovou também cinco outras proposições: 

1) Criação da Frente parlamentar de apoio à Corte Penal Latino-Americana e do Caribe contra o Crime Organizado (Copla). O PRS 89/2019 vai ao Plenário.

2) Acordo de Cooperação Antártica entre Brasil e Chile, assinado em 2013. O PL 406/2019 vai ao Plenário. Igualmente aprovado foi o Acordo de cooperação entre Brasil e Israel em questões relacionadas à área de defesa foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores.

3) Acordo Brasil-Luxemburgo: A Comissão de Relações Exteriores aprovou texto de acordo de cooperação entre Brasil e Luxemburgo sobre troca e proteção mútua de informação sigilosa entre governos.

4) Acordo Brasil-Israel em defesa: Acordo de cooperação entre Brasil e Israel em questões relacionadas à área de defesa foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores.

5) Acordo Brasil-Angola na área de defesa: A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou acordo de cooperação entre Brasil e Angola na área de defesa, assinado em 2010.

Os 4 acordos votados vão ao Plenário com urgências aprovadas na comissão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.