Parlamento das águas

Tocantins leva a maior delegação ao Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas, em Foz do Iguaçu

Encontro aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná. 

Por Redação
Comentários (0)

29/08/2022 08h57 - Atualizado há 1 ano
Participantes de comitês, do Tocantins

Conhecimento, networking, capacitação e troca de informações entre participantes que representaram o Tocantins no Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (XXIV ENCOB), entre os dias 22 a 26 de agosto em Foz do Iguaçu (PR). Participaram membros dos cinco comitês de bacia hidrográfica do Tocantins, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

“O Paraná dá um exemplo muito grande, não é atoa que foi o terceiro ENCOB realizado no estado. E o Tocantins, entendendo a importância de um encontro grandioso como esse, não poderia ficar de fora. Nós trouxemos a maior delegação de todos os estados, um grupo envolvido e interessado, que certamente vai levar bons frutos para o Tocantins, cada um para a sua bacia”, ressalta o diretor de Planejamento e Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Araújo de Azevedo.

Para a presidente interina do Naturatins, Waleria Figueiredo, "é muito gratificante poder estar presente no maior evento para gestão das águas do Brasil e poder vislumbrar tantas experiências exitosas, mas também os desafios enfrentados pelos comitês de bacia. Este compartilhamento de informações fortalece a governança dos recursos hídricos e favorece a gestão democrática e eficiente das nossas águas".

O superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Humberto Gonçalves, destaca que encontros como este oferecem a oportunidade de melhorar o nível de conhecimento dos membros dos comitês. “Nossa política é descentralizada, integrada e participativa. Então a ANA apoia porque reconhece o papel do comitê e a sua importância no nosso sistema. É um trabalho voluntário que tem uma importância crucial na gestão das bacias hidrográficas”.

Comitês do Tocantins

Participaram representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves; das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda; das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza; Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas e Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e outros.

Parlamento das águas

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um organismo colegiado com funções consultivas (emite pareceres), normativa (estabelece normas) e deliberativa (toma decisões). O Comitê, também conhecido como "parlamento das águas", é um espaço de discussão e decisão no âmbito de cada bacia hidrográfica, além de ser o primeiro órgão administrativo a ser acionado em situação de conflito pelo uso da água.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.