Concurso público

Concurso nacional da Ebserh define datas para publicação de edital, provas e homologação final

Os dois certames preveem mais de 2 mil vagas para unidades em todo Brasil.

Por Redação 2.557
Comentários (0)

09/10/2019 11h43 - Atualizado há 4 anos
Haverá vagas para o HDT de Araguaína

Os editais para o concurso nacional da Rede Ebserh – que prevê vagas para 40 unidades distribuídas nas cinco regiões do país e para o Hospital de Clínicas de Uberlândia – deverão ser publicados no dia 4 de novembro. A informação foi dada pelo diretor de gestão de pessoas da estatal, Rodrigo Barbosa, nesta terça-feira (8).

Haverá vagas para o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) em Araguaína.

A aplicação das provas será em datas diferentes. “A prova do concurso nacional será em 2 de fevereiro (de 2020) e a prova exclusiva para o hospital de Uberlândia será no dia 9 de fevereiro”, relatou o diretor.

Os dois certames preveem mais de 2 mil vagas e os candidatos passarão por duas etapas: prova objetiva e análise de títulos e de experiência profissional.

Segundo Barbosa, a prova do concurso nacional deverá ser realizada no dia 2 de fevereiro e a prova para o HC-UFU tem previsão para o dia 9 do mesmo mês. O diretor também salientou que a publicação dos candidatos aprovados também já tem previsão. “A homologação deve se dar em abril, no caso do nacional, e em maio, no caso do hospital de Uberlândia”, destacou.

As bancas organizadoras já foram definidas. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) organizará o concurso nacional, cujo projeto básico prevê 1.363 vagas em 40 unidades em todo o país, incluindo hospitais, complexos hospitalares e a sede da Ebserh. São 448 vagas para médicos de 69 especialidades, 800 vagas para profissionais da área assistencial e 115 administrativos. Com a publicação do edital, esses números poderão variar em 25% para mais ou para menos.

Para a primeira seleção para o HC-UFU, foi escolhida a Fundação Vunesp, cujo projeto básico conta com 887 vagas, sendo 173 para médicos de 71 especialidades, 614 para a área assistencial e 100 administrativos. Também nesse caso, os números podem variar em 25% para acréscimos ou supressões.

“Com esses concursos, damos seguimento a uma política de recomposição de nossa força de trabalho, visando atender às necessidades de produção atual de nossos hospitais. Este passo é fundamental para elevarmos a qualidade dos serviços prestados", finalizou Barbosa.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.