Energisa

Conselho cita 'momento péssimo' para aumentar tarifa de energia elétrica no Tocantins

O Tocantins ocupará o 7º lugar no ranking de energia mais cara do Brasil.

Por Redação 1.090
Comentários (0)

01/07/2020 07h28 - Atualizado há 3 anos
Conta de luz terá aumento de até 8,54%

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) disse lamentar o aumento na conta de luz aprovado nesta terça-feira, 30 de junho, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que representará elevação média de 7,17% para os consumidores da Energisa Tocantins Distribuidora.

O reajuste tarifário anual da distribuidora entra em vigor a partir do próximo dia 4 de julho. Atualmente, a Energisa atende 604 mil unidades consumidoras localizadas em 139 municípios de Tocantins.

O Conselho de Consumidores disse que o aumento da tarifa vem num "momento péssimo para a economia" e, consequentemente, para o consumidor. Segundo o CEETO, a previsão inicial era de que o acréscimo médio fosse de 9,14%, quase 2% acima do deliberado pela Aneel nesta terça. O Conselho disse ainda que que sempre defendeu o menor aumento possível para os consumidores.

Com esse reajuste, o Tocantins ocupará o 7º lugar no ranking de energia mais cara do Brasil.

O aumento para os consumidores residenciais será de 7,83%. No caso da baixa tensão, o percentual médio é de 8,54%. Já para as indústrias (alta tensão), o índice médio será de 1,79%.

Como funciona

Segundo a ANEEL, a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL.

A revisão tarifária periódica da distribuidora foi debatida em consulta pública entre 23 de abril e 6 de junho de 2020. Devido à pandemia da Covid-19, a ANEEL, de forma excepcional, não realizou audiência pública presencial para discutir a proposta na capital Palmas.

VEJA TAMBÉM

+ Conta de luz no Tocantins terá aumento de até 8,54% a partir deste sábado, 4 de julho

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.