Araguaína

Conselho de Saúde quer suspensão das atividades do centro de castração recém-inaugurado

Centro foi inaugurado no dia 19, mas há adequações a serem feitas.

Por Redação 1.789
Comentários (0)

22/10/2020 17h33 - Atualizado há 3 anos
Centro de castração

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) recomendou, nesta quinta-feira (22), a suspensão imediata das atividades do Centro de Castração de Cães e Gatos de Araguaína para a realização de adequações e apresentação de documentos que comprovem a regularidade do local.

O centro é uma cobrança antiga dos moradores e foi inaugurado nesta segunda-feira (19), visando ajudar no controle populacional dos animais na cidade.

Conforme o Conselho Municipal de Saúde, o centro de castração precisa apresentar o projeto de esterilização na íntegra; projeto estrutural, considerando o texto da Resolução 1275/2019/CFMV; planta baixa com disposição de equipamentos e área adequada para animais cirurgiados.

Essas exigências teriam sido estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, que aprovou o projeto do centro com ressalvas sob a condição da apresentação dessas requisições.

Além disso, o Conselho Municipal de Saúde disse que notou não haver um local separado para o lixo hospitalar no centro de castração.

Outro ponto citado é que o CMS ainda não deliberou sobre o centro. O conselho disse que, em março de 2020, recebeu da Secretaria Municipal de Saúde a matéria referente ao centro de castração para apreciação e deliberação. Em seguida, designou uma comissão especial para tratar do tema, a qual solicitou da Secretaria Municipal de Saúde relatório detalhado dos equipamentos a serem instalados no centro, mas o pedido nunca foi atendido.

+ Centro de castração tem aprovação do MPT, Defensoria, APAA e EMVZ, afirma prefeitura

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.