Em andamento

Conselho Estadual de Saúde cria comissão que dará parecer sobre curso de medicina em Paraíso

Essa comissão será responsável por emitir uma manifestação contrária ou favorável.

Por Redação 762
Comentários (0)

29/01/2020 17h37 - Atualizado há 4 anos
Novo campus da Unirg deve ser instalado em Paraíso com curso de medicina

A Secretaria da Saúde do Tocantins homologou a comissão indicada pelo Conselho Estadual de Saúde que irá analisar o processo de criação do curso de medicina na cidade de Paraíso do Tocantins, região central do estado, através de implantação de um novo campus da Universidade de Gurupi (Unirg).

A resolução nº 479/2020, de 23 de janeiro de 2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28), e é assinada pelo secretário Luiz Edgar Leao Tolini.

Foram designados pelo Conselho de Saúde os seguintes membros: Cícero Oliveira Bandeira, Relmivan Rodrigues Milhomem, Janice Painkow, Neusa Aparecida Ferreira Bernardes, Willson da Rocha Silva, Gisley Alves Rocha Paiva, Jair Clarindo da Silva e Emílio Fontoura de Carvalho.

Essa comissão será responsável por emitir uma manifestação contrária ou favorável à abertura do novo curso, levando em consideração questões técnicas.

Essa previsão consta na Resolução nº 175/2013 do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE/TO). Segundo a norma, a criação de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Estadual de Saúde.

Na sede em Gurupi, a Unirg tem mais de 4.200 estudantes e 15 cursos de graduação, além de pós-graduação, mestrado e residência médica. Em Paraíso, a instituição pretende abrir a primeira turma ainda neste ano. A prefeitura da cidade prometeu doar o prédio de uma escola municipal, onde já foram investidos quase R$ 1,5 milhão em reforma.

No dia em que o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, anunciou a implantação de um campus da Unirg em Paraíso, em novembro de 2019, acadêmicos de medicina protestaram cobrando melhorias como laboratórios equipados, hospital-escola e materiais básicos.

"Não temos o básico", "Pedir laboratórios equipados é muito?", "Usem o dinheiro de Paraíso para o Hospital-Escola" diziam algumas das dezenas de faixas expostas na frente da universidade.

OUTRO CURSO DE MEDICINA

Em outubro do ano passado, o governador Mauro Carlesse anunciou a implantação de um campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Paraíso com três cursos de imediato (Direito, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Agronegócio) e medicina a partir de 2021. A Unitins já divulgou nesta semana o resultado do primeiro vestibular.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.