Essa comissão será responsável por emitir uma manifestação contrária ou favorável.
A Secretaria da Saúde do Tocantins homologou a comissão indicada pelo Conselho Estadual de Saúde que irá analisar o processo de criação do curso de medicina na cidade de Paraíso do Tocantins, região central do estado, através de implantação de um novo campus da Universidade de Gurupi (Unirg).
A resolução nº 479/2020, de 23 de janeiro de 2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28), e é assinada pelo secretário Luiz Edgar Leao Tolini.
Foram designados pelo Conselho de Saúde os seguintes membros: Cícero Oliveira Bandeira, Relmivan Rodrigues Milhomem, Janice Painkow, Neusa Aparecida Ferreira Bernardes, Willson da Rocha Silva, Gisley Alves Rocha Paiva, Jair Clarindo da Silva e Emílio Fontoura de Carvalho.
Essa comissão será responsável por emitir uma manifestação contrária ou favorável à abertura do novo curso, levando em consideração questões técnicas.
Essa previsão consta na Resolução nº 175/2013 do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE/TO). Segundo a norma, a criação de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Estadual de Saúde.
Na sede em Gurupi, a Unirg tem mais de 4.200 estudantes e 15 cursos de graduação, além de pós-graduação, mestrado e residência médica. Em Paraíso, a instituição pretende abrir a primeira turma ainda neste ano. A prefeitura da cidade prometeu doar o prédio de uma escola municipal, onde já foram investidos quase R$ 1,5 milhão em reforma.
No dia em que o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, anunciou a implantação de um campus da Unirg em Paraíso, em novembro de 2019, acadêmicos de medicina protestaram cobrando melhorias como laboratórios equipados, hospital-escola e materiais básicos.
"Não temos o básico", "Pedir laboratórios equipados é muito?", "Usem o dinheiro de Paraíso para o Hospital-Escola" diziam algumas das dezenas de faixas expostas na frente da universidade.
OUTRO CURSO DE MEDICINA
Em outubro do ano passado, o governador Mauro Carlesse anunciou a implantação de um campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Paraíso com três cursos de imediato (Direito, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Agronegócio) e medicina a partir de 2021. A Unitins já divulgou nesta semana o resultado do primeiro vestibular.