Projeto Estado Novo

Construção de linhas de transmissão vai gerar até 8 mil empregos no Tocantins e Pará

O projeto prevê a geração de 5.500 empregos já no início de sua implantação.

Por Redação 6.804
Comentários (0)

19/02/2019 14h55 - Atualizado há 5 anos
Empresa indiana vai executar o projeto Estado Novo

A multinacional Sterlite Power já obteve a licença prévia do IBAMA para o projeto Novo Estado, um dos maiores da companhia no país e que abrange diversos municípios nos Estados do Pará e Tocantins.

O projeto, conquistado no leilão da Aneel de dezembro de 2017, contempla 1.831 km de linhas de transmissão, 4 mil torres e 32.000 km de cabos que vão contribuir para a expansão das interligações Norte-Sudeste e Norte-Nordeste, além de parte do escoamento de energia da UHE Belo Monte.

Concedida na fase preliminar de planejamento e menos de um ano após a assinatura da concessão, a licença aprova a localização e concepção do projeto, atestando sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes nas próximas fases de sua implementação.

O projeto prevê a geração de 5.500 empregos já no início de sua implantação e 8 mil no auge da operação.

Os postos de trabalho serão criados nos municípios de Anapú, Pacajá, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Curionópolis, Parauapebas, Itupiranga, Novo Repartimento, Marabá, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Rio Maria, Sapucaia e Xinguara,  no Pará.

Já no Tocantins os postos são para Araguaína, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Pau D’arco, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colméia, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Itaporã do Tocantins, Miranorte, Pequizeiro, Presidente Kennedy e Rio dos Bois.

Rui Chammas, CEO Brasil da Sterlite Power, comemorou o andamento do projeto.  “Estamos felizes em avançar mais essa etapa do projeto. Conseguimos a licença prévia em cerca de 7 meses, desde que protocolamos o pedido em julho de 2018. Esse é um prazo bom e mostra que temos um projeto consistente em desenvolvimento, com o endosso dos órgãos responsáveis. Avançar na execução de projetos tão importantes como Novo Estado, através da inovação e do uso das melhores tecnologias em transmissão de energia, respeitando as comunidades onde atuamos e com diligência, são nossas características e vamos continuar trabalhando para isso”.

As informações são do site PetroNotícias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.