Paraíso

Coronavírus interrompe tradição cristã de 60 anos no Tocantins, a subida na Serra do Estrondo

Subida da Serra do Estrondo só poderá ser feita durante o dia.

Por Redação 597
Comentários (0)

08/04/2020 14h40 - Atualizado há 4 anos
Tradição na Semana Santa

A prefeitura de Paraíso do Tocantins fez o desligamento da iluminação pública na principal trilha que dá acesso ao topo da Serra do Estrondo como forma de evitar a permanência de pessoas por um longo período de tempo no local formando aglomerações. O desligamento terá início na noite desta quarta-feira, dia 8, e seguirá por tempo indeterminado, das 18h às 22h.

Segundo a prefeitura, a medida faz parte de um conjunto de ações adotadas nesse período de pandemia do novo coronavírus (covid-19) para evitar a circulação de pessoas e o aparecimento de casos da doença na cidade.

A recomendação é que as pessoas subam a serra somente durante o dia. Também não é indicado levar crianças e pessoas idosas. Já os esportes coletivos estão proibidos pelos decretos que estão em vigor.

Além disso, a prefeitura solicitou aos frequentadores do ponto turístico que mantenham distância de mínimo 2 metros um do outro, evitem compartilhar objetos de uso pessoal ou de exercício e não sentem nos bancos de uso coletivo.

TRADIÇÃO DE 60 ANOS

A subida da Serra do Estrondo acontece em Paraíso do Tocantins há 60 anos, tradicionalmente realizada entre a noite de quinta e sexta-feira da paixão, sendo uma das principais demonstrações da fé popular no estado do Tocantins.

Também estão suspensos eventos públicos relacionados à Semana Santa, como a Celebração do Domingo de Ramos no Centro de Vivência Ambiental; Quarta-feira de Louvor (Serra do Estrondo); Quinta-feira de Louvor (Serra do Estrondo); Tradicional subida da Serra na quinta-feira; além da Corrida da Aleluia e Encenação da Paixão e Morte de Cristo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Nascimento, explicou que a trilha não será fechada para visitação, mas é importante que os visitantes sigam medidas de segurança. “Devemos evitar a aglomeração de pessoas nos locais públicos e também na trilha da serra, pois o local é estreito e íngreme o que leva as pessoas a se agarrarem nas pedras para se equilibrarem, o que pode ser perigoso nesse momento de contágio do Covid – 19”, explica.

Programação nas Igrejas

As Comunidades Católicas de Paraíso também não realizarão celebrações com a presença de fiéis em suas igrejas. De acordo com o Pároco da Paróquia São José Operário, Padre Walteir Magalhães, ocorrerão transmissões pela internet.

“Seguindo orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, da Diocese de Cristalândia e dos Decretos da Prefeitura de Paraíso, os momentos celebrativos de quinta-feira, sexta-feira, sábado e Domingo de Páscoa serão realizados de portas fechadas, sem a presença da assembléia, mas transmitiremos através das redes sociais da Paróquia e emissoras de rádio da cidade”, informa Padre Walteir.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que coordena as capelas da região sul da cidade, também serão seguidas as mesmas orientações. “Nossa orientação é que as orações sejam realizadas pelas famílias em suas casas”, orienta o Padre Gildazio Sampaio, que é Pároco da Paróquia.

As Igrejas Evangélicas também realizarão celebrações seguindo todas as normativas do Poder Público e orientações dos órgãos de saúde, cumprindo o Decreto 540, bem como tem a opção de vivenciarem a Paixão e Morte de Cristo através de programações transmitidas nos meios de comunicação mesmo de casa. O Pastor Aurélio Mota, da Igreja Fonte da Graça, ressalta que este é um momento importante para os cristãos intensificarem suas orações.

“Diante de tudo isso que temos passado, devemos buscar em Deus a solução para esta crise. Meu conselho é que permaneçamos firmes no Senhor”, exorta o Pastor.

Serra do Estrondo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.