Homenagem

Corregedor do TCE faz exposição para homenagear ex-governador Siqueira Campos

A proposta é apresentar à sociedade sua luta em favor da emancipação do então Norte de Goiás

Por Redação 769
Comentários (0)

25/02/2019 17h56 - Atualizado há 5 anos
Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

O corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Wagner Praxedes, está organizando uma exposição em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos. A abertura será no próximo dia 14 de março, às 19h30, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

O idealizador e diretor executivo do projeto esteve na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), para fazer o convite oficial ao seu presidente, Tom Lyra, para o lançamento.

“Estamos honrados em colaborar com este projeto que reconhece a trajetória política do governador Siqueira Campos e sua participação no processo de criação do Estado do Tocantins”, afirma Lyra. 

O projeto

Segundo Wagner Praxedes, a ideia de homenagear o ex-governador surgiu há vários anos. A proposta é apresentar à sociedade sua luta em favor da emancipação do então Norte de Goiás, assim como enumerar os principais fatos que marcaram esta luta centenária.

Com a curadoria do arquiteto José Eduardo Rodrigues, a mostra traz uma Linha do Tempo com 24 paineis que retratam a história do Estado, desde a chegada dos padres jesuítas a região, por volta de 1700, até a promulgação da Constituição em 5 de outubro de 1988, data que marca a criação do Tocantins. Também serão retratados fatos marcantes ocorridos pelo mundo no mesmo período, para fortalecer este ‘link’ histórico. Haverá ainda recursos audiovisuais, incluindo uma entrevista de Siqueira Campos concedida à TV Assembleia de Goiás, na qual relata sua luta em favor da criação do Estado.

“Nossa trajetória está caindo no esquecimento, queremos queremos ajudar a perpetuar esta história”, enfatiza Praxedes, lembrando que o público alvo são estudantes de todos os níveis e sociedade em geral. “O governador Mauro Carlesse colocou a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes a disposição, para levarmos caravanas de estudantes para visitar a exposição”, revela.

O diretor executivo do projeto também prevê a circulação da mostra por várias cidades, como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e pelo menos um município do Bico do Papagaio e outro do Sudeste. “É um trabalho difícil, mas carregado de emoções”, conta.

Palacinho

Durante a abertura da exposição Siqueira Campos, há previsão de lançamento do projeto Amigos do Palacinho, voltado a apoiar a manutenção do Museu Histórico co Tocantins – Palacinho que foi a primeira sede do Governo do Estado. “Em todo mundo, 90% dos museus são mantidos pela iniciativa privada, por isso queremos reunir um grupo apartidário e disposto a esta parceria com o poder público”, conclui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.