Os alunos aprendem sobre o comportamento do animal, o perfil do domador e equipamentos utilizados.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove regularmente vários cursos de capacitação para quem vive no campo. Na última semana, o curso de Doma Racional de Equinos foi realizado em Porto Nacional, na feira agropecuária.
Com carga horária de 40 horas/aula, a capacitação prepara trabalhadores que atuam diariamente com cavalos. Os alunos aprendem mais sobre o comportamento do animal, o perfil do domador, equipamentos utilizados, além de várias técnicas de manejo.
Rodrigo Gomes, instrutor do Senar, explicou que a base da doma racional é o respeito. "A primeira coisa que os alunos aprendem é a paciência. Depois disso, aos poucos eles conhecem as técnicas, sempre respeitando o limite do animal", disse.
De acordo com ele, o bem-estar do cavalo é o mais importante durante a doma. "O segredo de um bom domador é a compreensão. Precisamos observar o animal, conhecer a raça e as características de cada um", explicou.
O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, comentou que o objetivo dos cursos é levar conhecimento ao homem do campo. "Essa parceria entre o Sindicato Rural de Porto Nacional e o Senar traz informações preciosas, além de contato com a tecnologia e as técnicas mais modernas para o sucesso das atividades dos produtores rurais", afirmou.