Na Via Lago

Cutia é flagrada 'passeando' em praia às margens do principal ponto turístico de Araguaína; confira

A cutia tem 40 a 60 centímetros de comprimento e 15 a 20 centímetros de altura.

Por Agnaldo Araujo 1.874
Comentários (0)

06/01/2020 10h29 - Atualizado há 4 anos
Animal na praia da Via Lago

A praia artificial às margens do principal ponto turístico de Araguaína, a Via Lago, não está atraindo somente moradores em busca de lazer e descanso. Recentemente, uma cutia foi flagrada 'passeando' no local e encantou os frequentadores e internautas.

A fotografia do animal foi tirada por Henrique Barbosa e compartilhada nas redes sociais da Prefeitura de Araguaína neste sábado (04).

Os animais silvestres - cutias, capivaras, macacos, passarinhos - estão se aproximando e precisamos ter carinho com eles! Respeite-os, não dê alimentos e contemple de olhos cheios os moradores do local”, diz a legenda da postagem.

Tudo isso é lindo mesmo”. “São lindas”, disseram os internautas.

A cutia

De médio porte, a cutia mede de 40 a 60 centímetros de comprimento, de 15 a 20 centímetros de altura e pesa cerca de 2 a 4 quilos. 

Essa espécie possui trilhas e áreas bem demarcadas, tanto para dormir quanto para se alimentar. Embora tenha hábitos diurnos, a extrema interferência humana ou a predação podem alterá-los para noturnos.

A dieta é basicamente composta de frutos e sementes e, antes de comer, possui o hábito de enterrar o alimento longe de onde eles foram coletados. Em outro momento retornam ao local, desenterram e se alimentam. Ou seja, fazem uma espécie de “despensa”. 

A cabeça e as patas dianteiras são verde-oliva, enquanto a parte dorsal é alaranjada, coberta por pelos longos. Geralmente as fêmeas são maiores que os machos e marcham de cabeça baixa.

Quando se assustam, emitem um latido de advertência para alertar os outros indivíduos da família. Seus pelos longos e posteriores são eriçados aumentando aparentemente seu tamanho.

A cutia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.