Qualidade atestada

De Araguaína, Frigorífico Aracarnes é aprovado no Sisbi e agora pode vender para todo o Brasil

Foram cumpridos 18 programas de autocontrole de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura

Por Redação 1.769
Comentários (0)

14/09/2019 08h59 - Atualizado há 4 anos
Frigorífico de Araguaína pode comercializar produtos em todo o Brasil

O Frigorífico Aracarnes recebeu a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após o cumprimento de 18 programas de autocontrole de qualidade.

Com a adesão, o frigorífico agora pode comercializar em todo o Brasil. O processo teve início em fevereiro deste ano e o frigorífico é o segundo do Tocantins a aderir ao sistema.

“Em 7 março de 2019 foi a primeira auditoria que gerou 14 páginas de relatório de itens a cumprir. A nova auditoria foi realizada em 15 e 16 de julho e agora recebemos a adesão. Isso marca uma nova etapa do frigorífico e abre uma porta imensa para novos investimentos e ampliações”, comemora o presidente Sebastião Toquinho.

Autocontrole

Segundo a médica veterinária Pollyanna Leonia Machado, responsável técnica e supervisora do controle de qualidade do Aracarnes, a certificação foi fruto de um plano de ação e tem uma ligação direta com os programas de autocontrole de qualidade, que garantem a segurança do alimento. 

“Trabalhamos arduamente e o controle é diário, com treinamentos contínuos, com pessoal e manutenção”, informou a médica veterinária.

Entre os 18 programas de autocontrole estão a água de abastecimento, controle de pragas, procedimento padrão de higiene operacional, procedimento sanitário operacional, hábitos de higiene e saúde dos operários, controle de temperatura, de matéria-prima, entre outros.

Sisbi

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

No Tocantins, as comprovações das condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura é da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec). 

No Aracarnes, as auditorias foram realizadas pela chefe de inspeção de carne estadual, Jaycy Kelle Sirqueira; o gerente de inspeção animal Jean Paulo Galletti e pelo inspetor Fernando Loiola.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.