Tocantins

Defensoria e deputados da oposição elogiam Wanderlei por anular concessão do Jalapão

Decisão repercutiu de maneira positiva no meio político e institucional.

Por Ronaldo Souza | AF Notícias 793
Comentários (0)

30/11/2021 15h40 - Atualizado há 2 anos
Governador Wanderlei Barbosa durante audiência pública, em Mateiros

A decisão do governador do Tocantins Wanderlei Barbosa de enterrar o projeto de concessão do Parque Estadual do Jalapão, anunciada na manhã desta terça-feira (30), teve repercussão positiva no meio político, inclusive de parlamentares da oposição.

VEJA MAIS

CÉLIO MOURA

O deputado federal Célio Moura (PT) chamou a decisão de 'vitória popular', e afirmou que “é muito bom ver a nossa luta, a boa luta por justiça, vencer a privatização. Desde o início estamos nessa batalha, e hoje representa vitória de todas e todos nós que fortalecemos o #TireAsMãosDoJalapão #PrivatizaçãoNão”, que foram campanhas contrárias ao projeto.

VICENTINHO JÚNIOR

O deputado federal Vicentinho Júnior (PL), outro de oposição, também comemorou a decisão de Wanderlei, e afirmou que “hoje é um dia glorioso para nós tocantinenses”. O deputado parabenizou o governador por “colocar uma pedra e encerrar esta tão malfadada concessão”. O parlamentar ainda ressaltou a força do povo jalapoeiro, que segundo ele “fez jus à boa fama de ser um povo aguerrido que não se enverga e se uniu em prol do nosso Jalapão”.

VALDEMAR JÚNIOR

Outro que elogiou a atitude do governador foi o deputado estadual Valdemar Júnior (MDB). O parlamentar parabenizou a decisão e disse que "não esperava outra atitude de Wanderlei que não fosse essa". "Um governador tocantinense, curraleiro e que se preocupa de fato com o povo do seu estado”, disse o deputado.

JÚNIOR GEO

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) foi outro parlamentar a comemorar a anulação do projeto de concessão. "O Jalapão precisa sim do poder público, precisa de infraestrutura de acesso, de terraplanagem, necessita de investimentos do BNDES para que chegue no nível de desenvolvimento que o Estado do Tocantins quer e que a população jalapoeira necessita”, disse. 

O parlamentar afirmou que "essas pessoas aqui presentes [em Mateiros] construíram o Jalapão da forma como ele é hoje, por isso, precisamos valorizar a população e garantir projetos que realmente tragam dignidade e qualidade de vida para os moradores. Parabéns ao governador pela atitude. Parabéns a todos, isso mostra que a união de vocês faz toda a diferença”, afirmou o Professor Júnior Geo. 

DEFENSORIA PÚBLICA

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) também se manifestou favorável à anulação do projeto de concessão do Parque do Jalapão. “A Defensoria Pública é a favor do cancelamento. Torcemos para que o governo do Estado traga uma nova proposta, que atenda o interesse daqueles que já construíram uma história turística do Jalapão, mantendo a cultura das pousadas, dos restaurantes com comidas típicas e tradicionais”, destacou Arthur Pádua, que representava a Defensoria na audiência em Mateiros.

A Defensoria destaca que na região do Jalapão estão localizadas pelo menos sete comunidades quilombolas, sendo esse um dos motivos que despertam preocupação da Defensoria Pública quanto a uma possível concessão da exploração turística da área à iniciativa privada.

defensor público Arthur Luiz Pádua Marques e o governador Wanderlei
Deputado Professor Júnior Geo e Wanderlei
Deputado Valdemar Júnior e o governador Wanderlei

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.