Atuação MPTO

Estado terá que contratar médicos para garantir atendimento 24h em neurologia e neurocirurgia

Governo tem 30 dias para resolver o problema no Hospital de Gurupi.

Por Elias Viana
Comentários (0)

26/03/2024 11h13 - Atualizado há 1 mês
Hospital Regional de Gurupi.

Notícias do Tocantins - Uma decisão liminar obtida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) determina que o Estado do Tocantins adote todas as medidas necessárias para garantir a prestação contínua e ininterrupta de atendimento médico nas áreas de neurologia e neurocirurgia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Regional de Gurupi (HRG). A decisão foi proferida na sexta-feira (22/03).

O Estado tem um prazo de 30 dias para disponibilizar pelo menos cinco médicos especialistas nessas áreas, para atender 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, conforme afirma a ação Civil Pública, proposta na última quinta-feira (21/03).

Na ação, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, argumenta que o HRG possui apenas uma médica neurocirurgiã, integrante do quadro de servidores efetivos da Saúde do Estado, o que compromete a qualidade e a eficácia do atendimento. Segundo ele, os cidadãos ficam desassistidos e vulneráveis diante de condições médicas urgentes, o que pode acarretar graves consequências à saúde e à segurança dos usuários do SUS.

Essa medida judicial reflete a preocupação com o acesso adequado à saúde pública, especialmente em áreas sensíveis como a neurologia e neurocirurgia, onde a pronta assistência pode ser crucial para salvar a vida dos pacientes. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.