Segurança

Decreto do governo cria delegacia exclusiva para repressão a crimes rurais no Tocantins

Objetivo é proporcionar mais segurança no campo.

Por Redação
Comentários (0)

12/05/2022 08h35 - Atualizado há 1 ano
A Deleagro vai atuar inicialmente nas regionais de Palmas, Paraíso e Porto Nacional

Na 22ª edição da Feira de Tecnologia Agopecuária do Tocantins (Agrotins 2022), o governador Wanderlei Barbosa assinou o Decreto nº 6.451, que cria a Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais (Deleagro).

O objetivo é fortalecer as estruturas de segurança voltadas às zonas rurais no combate aos crimes no campo. Na ocasião também foi lançado o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

Em um primeiro momento, a Deleagro vai atuar na circunscrição das regionais de Palmas, Paraíso e Porto Nacional, mas pode, excepcionalmente, vir a atuar em todo o território do Tocantins.

Compete à nova delegacia, a repressão aos crimes patrimoniais relacionados aos bens constituídos por animais selvagens, domesticados ou domésticos, bem como demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, como subtração de insumos, defensivos e máquinas agrícolas, entre outros, além prestar apoio às demais unidades policiais na apuração dos delitos contra o agronegócio.

“Queremos mais homens não só nas ruas, mas também para proporcionar segurança no campo, isso é nossa obrigação. O Governo está atuando em todas as vertentes de produção”, frisou o governador Wanderlei Barbosa ao assinar o Decreto que cria a unidade.

SUSAF

Já o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte vai permitir que os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) comercializem em todo o território tocantinense. Isso significa que a partir do recebimento do certificado de inclusão, o município poderá realizar a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal com o selo do SIM, e vegetal com o Alvará e/ou autorização sanitária da Vigilância.

A cidade de Colinas do Tocantins foi o primeiro município a solicitar a adesão ao programa estadual. Atualmente o Tocantins conta com 121 municípios com o serviço de inspeção estadual implantado. "Esse selo vai permitir que o micro e o pequeno produtor possam comercializar fora do seu território, dentro dos requisitos de segurança sanitária”, ressaltou o Governador.

Wanderlei Barbosa frisou que a iniciativa vai permitir o aumento da produção de muitas famílias no campo e fazer crescer os pequenos negócios.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.