Valéria Paranaguá

'Dedicou sua vida à saúde pública': Veja repercussão da morte da secretária de Palmas

Valéria não resistiu à luta e veio a óbito após duas paradas cardiorrespiratórias.

Por Redação 634
Comentários (0)

18/03/2021 17h30 - Atualizado há 3 anos
Valéria Paranaguá

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, afirmou que Valéria Paranaguá, de 58 anos, “dedicou sua vida à saúde pública” e lamentou a morte da secretária da Saúde da capital por complicações da covid-19, nesta quinta-feira (18).

Em nota, Cinthia também destacou o papel da servidora no enfrentamento à epidemia desde o primeiro caso registrado em Palmas.

[Valéria] Renunciou a muitas oportunidades pessoais em favor do ideal de servir ao próximo, fazendo isso com muita qualidade. Deixa um legado de serviços prestados ao Estado do Tocantins, além do exemplo de coragem e dedicação ao que fez”, acrescentou.

A secretária foi nomeada para o cargo em 04 de agosto de 2020 e faleceu por volta das 13h30 desta quinta-feira (18), em Palmas.

Valéria estava internada desde o dia 28 de fevereiro no Instituto Ortopédico de Palmas (IOP), tendo permanecido 18 dias em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar dos esforços da equipe de saúde, ela não resistiu e veio a óbito após duas paradas cardiorrespiratórias.

PERFIL

Servidora pública aposentada da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), onde ingressou em 1989, Valéria Silva Paranaguá tinha 58 anos, era natural de Santa Helena de Goiás (GO) e mudou-se para Araguaína aos 12 anos.

Formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a gestora possuía Mestrado em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia no Instituto Superior de Ciências Médicas de La Havana, Cuba.

Tinha especialização em Saúde Pública, Informática em Saúde, Auditoria em Saúde, Administração Hospitalar, Gestão e Auditoria na Administração Pública e em Economia e Avaliação de Tecnologias da Saúde.

Com 31 anos de atuação na rede pública, Valéria ingressou na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) em janeiro de 2020 ocupando a Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) e, no mês de agosto do mesmo ano, foi nomeada secretária da pasta, onde permaneceu até perder a luta para a covid-19.

NOTAS DE PESAR

"Foi com muita consternação e dor, que recebemos a triste notícia do falecimento da Secretária Municipal de Saúde de Palmas e Diretora Administrativa Adjunta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) Valéria Silva Paranaguá.

Reconhecida por todos os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Tocantins pelo seu profissionalismo, bondade, mas acima de tudo pela defesa que fazia de uma saúde de qualidade para os cidadãos, Valéria deixará um legado inestimável de dedicação ao SUS.

Em nome dos 138 Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do COSEMS-TO, prestamos nossos sentimentos aos familiares e amigos, para que todos tenham força para enfrentar este momento.

Descanse em paz querida amiga! 

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão - João 10:27-28”

COSEMS-TO
Gestão 2021/2023"

______________________________

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, lamenta com profundo pesar o falecimento da Secretária Municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima da Covid-19. Ela veio a óbito no dia de hoje, 18, após uma piora em seu quadro de saúde.

Que Deus possa confortar amigos e familiares neste momento de imensa dor.

Diogo Borges | Presidentes da ATM

______________________________

"Com grande tristeza, recebi a notícia do falecimento da secretária  de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, nesta quinta-feira, 18, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Valéria Paranaguá era servidora pública aposentada do Estado do Tocantins e, desde 2020, atuava na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, onde, desde agosto daquele ano, ocupava o cargo de Secretária da Saúde.

Com 31 anos de excelentes serviços prestados à saúde, Valéria Paranaguá deixa um legado ímpar de amor e dedicação ao aprimoramento e à qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Nesse momento de tristeza e dor, rogo para que o Espírito Santo de Deus console os corações de seus familiares, amigos e colegas de profissão que, certamente, sentem a partida prematura de Valéria Paranaguá. A todos, os meus sinceros sentimentos".


Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins

_____________________________

"É com imensa tristeza que soubemos do falecimento da secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta, 18. Valéria é mais uma vítima da Covid-19 no Tocantins. 

Valéria Paranaguá atuava também como Diretora Administrativa Adjunta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e deixa um legado de atuação pela saúde do município e trabalho pelo Tocantins. 

Lamentamos profundamente mais essa perda. Pedimos a Deus em oração que ele console familiares e amigos.

Clamamos ainda ao nosso poderoso Deus que proteja as famílias do Tocantins e do mundo desta doença que já matou milhares de pessoas. 

Descanse em paz!"

Vanda Monteiro e família | Deputada estadual

______________________________

"Foi com imensa consternação que o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, recebeu a notícia do falecimento da secretária municipal da saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em decorrência da Covid-19. 

No mesmo sentimento do gestor, todos os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentam profundamente a notícia, pela perda irreparável do ser humano extraordinário e da profissional exemplar, sempre comprometida com desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins.

Formada em Serviço Social e especialista em Epidemiologia, Valéria ingressou no quadro de pessoal da SES, através de concursos público, em 1994, onde atuou em diversos cargos até aposentar em 2019. Apesar da aposentadoria, a servidora seguiu com o seu legado de excelente profissional, com notáveis serviços prestados em prol do melhoramento e na defesa do SUS, em Palmas, sua última brilhante atuação.

Aos familiares, amigos, colegas de trabalho a SES externa os mais sinceros sentimentos de dor, dos quais comunga neste momento difícil".

Secretaria de Estado da Saúde | Governo do Tocantins

_____________________________

"É com muita consternação que recebemos a notícia do falecimento da secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, vítima da Covid-19. Palmas perde uma grande guerreira e excelente profissional dedicada à saúde pública.

Os dirigentes do Sebrae e seus colaboradores manifestam suas sinceras condolências aos familiares e amigos e esperam que todos encontrem o consolo nesse momento de dor".

Rogério Ramos - Presidente do Conselho Deliberativo 

Moisés Gomes – Superintendente

Eliana Castro – Diretora Técnica

Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças

Dirigentes do Sebrae Tocantins

____________________________

"Infelizmente, tomei conhecimento, agora há pouco, do falecimento da secretária municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima da Covid-19.

É muito triste ver uma gestora empenhada em combater os males da pandemia perder a vida dessa forma, durante o exercício de sua função e trabalhando para salvar o maior número de pessoas possíveis.

Expresso aqui meus sinceros votos de força e solidariedade a todos os familiares e amigos de Valéria, bem como a todos os integrantes da Prefeitura de Palmas.

Nesse momento de profunda dor, peço a Deus para que todos os corações possam ser confortados o quanto antes!

Ronaldo Dimas | Presidente estadual do Podemos

____________________________

"Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento da secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18.

Valéria tinha 58 anos, era uma mulher guerreira, forte e que muito contribuiu com o Tocantins na área da saúde e assistência social. Ela era especialista em epidemiologia, assumindo a Secretaria Municipal da Saúde de nossa capital em 2020. Efetiva, Valéria atuou também na Secretaria de Estado da Saúde em 1994, onde ocupou diversos cargos até se aposentar em 2019.

Neste momento de luto e tristeza, externo as mais sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando que Deus conforte e console seus corações".

Wanderlei Barbosa | Vice-governador do Tocantins

___________________________

"Foi com imensa tristeza, dor e lamentação que recebi a notícia sobre o falecimento da secretária de Saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá. Técnica e experiente na área, Valéria estava desde agosto do ano passado liderando a pasta da Saúde nessa guerra contra a Covid-19, mas infelizmente não resistiu ao contrair a doença, que é cruel e não perdoa ninguém. O nosso muito obrigado a ela.

Lamentavelmente, hoje completa um ano da pandemia em Palmas e são mais de 300 vidas perdidas na nossa cidade. Meus sentimentos a todas as famílias. Que Deus console a todos nós".


André Gomes | Vice-prefeito de Palmas

____________________________

Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento da Secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira (18). 

Valéria tinha 58 anos, era uma mulher guerreira, forte e que muito contribuiu com o Tocantins na área da saúde e assistência social. Ela era especialista em epidemiologia, assumindo a Secretaria Municipal da Saúde de nossa capital em 2020. Efetiva, Valéria atuou também na Secretaria Estadual da Saúde em 1994, onde ocupou diversos cargos até aposentar em 2019.

Neste momento de luto e tristeza, externo as mais sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando que Deus conforte e console seus corações. 

Wanderlei Barbosa | Vice-governador do Tocantins

_____________________________

Com profundo pesar, a Câmara Municipal de Palmas, vem a público, em nome de sua Presidente Professora Janad Valcari, e demais vereadores, manifestar a família enlutada o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento da Secretária Municipal de Saúde de Palmas,Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em decorrência da Covid-19.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de La Havana (Cuba). A gestora passou pela Secretaria de Saúde do Tocantins como superintendente e já foi secretária de Lajeado.

Neste momento de dor, o Parlamento Municipal, se solidariza com seus familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

Professora Janad Valcari | Presidente da Câmara Municipal

______________________________

Com imensa tristeza  recebemos na tarde desta quinta-feira, 18 de março, a notícia  do falecimento da secretária municipal de saúde  de Palmas, Valéria Paranaguá, mais uma vítima da COVID-19.

Valéria tem uma vasta experiência em gestão pública. Trabalhou na Secretaria de Saúde do Estado (SES),   contribuiu também com o desenvolvimento de outros municípios como Lajeado, Araguaína e atualmente Palmas.  

Neste momento de tristeza, regamos ao nosso pai celestial que  conforte os familiares e amigos.

Deputado Estadual | Olyntho

_______________________________

Lamentamos profundamente a morte, nesta quinta-feira, 18, da secretária municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá. Prestamos as nossas condolências neste dia de dor para familiares e amigos, e pedimos a Deus que a receba em seu novo Lar, confortando aqui na terra, os corações dos que ficam e sentem a sua perda. Estendo nossa solidariedade a todas as famílias tocantinenses, que sofrem pela perda seus entes à Covid-19. 

Vicentinho Júnior | Deputado Federal

_______________________________

O Tocantins perde hoje, uma grande servidora pública que deixa um vasto histórico de serviços prestados à frente do Sistema Único de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Valéria Paranaguá, infelizmente partiu hoje, sendo mais uma vítima que morreu por complicações causadas pela Covid-19.

Valéria que estava à frente da direção da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, onde teve uma atuação muito importante na capital, dedicou a maior parte de sua vida a saúde do nosso estado, como assistente social.

Ela deixa um imenso legado pela sua história de vida, ensinamentos e seu jeito respeitoso de fazer o trabalho na saúde, sempre de forma decente e preocupada verdadeiramente com as pessoas e com o bem público.

À família, amigos, e à prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, minha solidariedade e meus votos de pesar e paz. Que Deus conforte os corações de todos!

Valdemar Júnior | Deputado Estadual 

________________________________

O Hospital Palmas Medical e Santa Thereza lamentam a morte da secretária municipal da Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrida nesta quinta-feira, 18, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Oferecemos um abraço fraterno neste momento de dor e sofrimento. Manifestamos nosso mais profundo sentimento de solidariedade aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos.

________________________________

Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento da Sra. Valéria Paranaguá, Secretária Municipal de Saúde, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 18.
Meus sentimentos e votos de solidariedade à família e aos amigos da Secretária de Saúde.

Jorge Couto | Presidente do Sindare e Audifisco

________________________________

O Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (CRESS/TO) lamenta, profundamente,  a morte da Secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, devido complicações da Covid-19.  

A secretária era graduada em Serviço Social e mestre em Saúde Pública, com foco em Epidemiologia. Foi chefe de Divisão de Saúde Comunitária de Araguaína, em 1992, e atuou, também, na Secretaria Estadual de Saúde Do Tocantins (Sesau), de 1995 a 2016, como superintendente de Atenção e Promoção à Saúde. 

O CRESS presta toda solidariedade à família e se coloca à disposição neste momento de imensa dor. 

_________________________________

Consternados, recebemos nesta quinta-feira, 18, a notícia do falecimento da Secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima da Covid-19.

Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, especialmente para sua irmã Heleusa Paranaguá, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

__________________________________

É com profundo pesar que a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, a notícia do falecimento da secretaria da Saúde do Município de Palmas, Valéria Silva Paranaguá.

Profissional dedicada e comprometida com o próximo, Valéria também nos honrou com o trabalho realizado em prol da indústria do Tocantins ao ter contribuído com o Sistema FIETO como colaboradora do SESI  em Araguaína.

A direção do Sistema FIETO e nossos colaboradores nos colocamos em oração por familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte o coração de todos neste momento de profunda tristeza e dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.

ROBERTO PIRES | Presidente do Sistema FIETO

__________________________________

O Capim Dourado Shopping se solidariza com o falecimento da secretária de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá. Nossas condolências aos familiares, colegas servidores públicos da saúde e amigos neste momento de profunda dor.

__________________________________

O Ministério Público do Tocantins vem a público externar seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento da secretária de saúde do município de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18 de março.

Valéria desempenhou papel importante no enfrentamento da pandemia na capital tocantinense. Ela lutava contra as complicações da Covid-19 há cerca de duas semanas e não resistiu à doença.

Especialista em epidemiologia, Valéria Paranaguá assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2020. Antes, ocupou o cargo de superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

O Ministério Público do Tocantins solidariza-se com os amigos e familiares, neste momento de dor.

___________________________________

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) lamenta a morte de Valéria Paranaguá, secretária municipal da Saúde da Prefeitura de Palmas. Servidora pública que atuou por anos no Sistema Único de Saúde e também na Secretaria de Estado da Saúde.

Valéria estava internada em um hospital da Capital e, nesta quinta-feira, 18, faleceu vítima de complicações causadas pela Covid-19.

À família, amigos e à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, por essa inestimável perda, as sinceras condolências desta Corte. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.