O descarte incorreto é crime ambiental, além de contribuir para a proliferação de diversas doenças.
Dejetos de banheiros químicos teriam sido jogados no Rio Araguaia em plena luz do dia após as festividades carnavalescas em Xambioá, no norte do Tocantins. A denúncia foi feita por um morador da cidade que teria flagrado o crime ambiental.
Os vídeos mostram funcionários da empresa contratada pela Prefeitura realizando a limpeza manual dos banheiros provisórios em um local que fica a poucos metros de distância do rio.
As imagens também mostram funcionários usando baldes para esvaziar os dejetos. Durante o trabalho, um funcionário entra na mata que dá acesso ao rio.
Em nota ao AF Notícias, a Prefeitura de Xambioá disse que já tomou as providências e abrirá um processo administrativo para apurar a denúncia.
PROCEDIMENTO CORRETO
Para realizar o descarte correto dos dejetos sanitários acumulados nos banheiros químicos, um caminhão com uma bomba sucção deveria aspirar os detritos e depois transportá-los para estações de tratamentos de esgoto.
O descarte incorreto é crime ambiental, além de contribuir para a proliferação de diversas doenças parasitárias e infecciosas e a degradação d’ água.
NOTA NA ÍNTEGRA
“A Prefeitura Municipal de Xambioá tão logo recebeu a informação referente à limpeza indevida dos banheiros químicos realizada pela empresa licitada para fazer a limpeza, recolhimento e descarte de lixo e dos dejetos durante o carnaval, determinou providências enérgicas.
Nesta quinta-feira, 27, a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Xambioá, Marivalda Martins Borges, notificará os responsáveis determinando a limpeza adequada da área visando minimizar os danos ambientais.
A empresa poderá ainda ser autuada, conforme prevê a legislação vigente por crime ambiental, e também será aberto um processo administrativo no âmbito da Administração.
Ainda nesta quinta-feira, 27, será registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil e o caso será levado ao conhecimento do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins).
A secretaria de Meio Ambiente e Turismo fará, também, a análise da água para assegurar a segurança de banhistas, pescadores e ribeirinhos, sem prejuízo de outras medidas necessárias para assegurar a boa saúde pública de todos os xambioenses”.
Veja os vídeos