Luto

Tocantins perde Dr. Pina para covid-19, delegado que implantou o GOTE na Polícia Civil

João Pompeu de Pina também foi Delegado Geral da PC tocantinense.

Por Joselita Matos 2.711
Comentários (0)

15/06/2021 09h28 - Atualizado há 2 anos
Dr. Pina implantou o GOTE em 2004, ficando à frente do grupo até 2010

O delegado aposentado da Polícia Civil do Tocantins, João Pompeu de Pina, 61 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (15), vítima da covid-19, em Palmas.

Conhecido mais como Dr. Pina, ele foi o responsável pela implantação do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), a tropa de elite da Polícia Civil, tendo sido o primeiro diretor do grupo, no período de 2004 a 2010. 

Na frente do GOTE, Dr. Pina realizou inúmeras operações de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado no estado, e sempre buscou a qualificação dos agentes. Após sair do comando do grupo, assumiu a função de Delegado Geral da Polícia Civil [2011]. Atuou em várias delegacias especializadas, ficou à frente da Delegacia Especializada de Repressão Contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP ), onde atuou fortemente contra os crimes contra administração pública, e se aposentou quando estava na Academia de Polícia da Escola Superior de Polícia (Espol), e se aposentou em 2017. 

Nas redes sociais, o GOTE prestou homenagens ao delegado fundador do grupo tático. "Nosso grande amigo, o querido Dr. Pina, que também era conhecido como Pompeu para alguns e João para outros, mas para nós da família Harpia era o nosso pai, o grande herói fundador desta Unidade", escreveu.

"Ele lutou bravamente contra essa doença, enfrentou como tudo que sempre enfrentou em sua vida, batalhou com valentia e força até o último momento, sendo forte, valente e heróico, assim como conhecemos", finalizou o GOTE.

Gote

O GOTE foi instalado no ano de 2004 e dentre suas atribuições constam prestar apoio operacional nas ocorrências de alto risco, tais como assaltos a bancos, sequestros, cumprimento de mandados de busca e prisão de criminosos de alta periculosidade, ocorrências com artefatos explosivos dentre outras. Teve como primeiro diretor o Dr. Pina que prestou relevantes serviços à sociedade tocantinense estando à frente deste grupamento operacional.

O velório está sendo realizado na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol), em Palmas, até o meio-dia. Dr. Pina era de família tradicional em Arapoema e muito conhecido na região de Araguaína.

Em nota, SSP-TO lamenta morte do Dr. Pina

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.