Parlamentar apresentou projeto para suspender o reajuste.
O novo deputado federal do Tocantins, Tiago Andrino (PSB), protocolou o Projeto de Decreto Legislativo 295/22 que susta o reajuste da tarifa de energia elétrica no Tocantins. Em 28 de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste da Energisa que varia de 14,78% a 15,85% no Estado.
Segundo Andrino, trata-se de um reajuste que prejudica sobremaneira os consumidores do Tocantins, especialmente os de baixa renda, que já têm de arcar com uma das tarifas mais caras do país.
“Os consumidores tocantinenses já não suportam mais os sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica. Já não bastasse o aumento excessivo dos preços dos combustíveis, precisam agora, em um momento de grave crise econômica e financeira pós-Covid, enfrentar o abusivo reajuste da energia que supera até mesmo os índices de inflação”, justificou.
O parlamentar informou ainda que já solicitou à Comissão de Defesa do Consumidor a realização de uma audiência pública com a participação de representantes da Aneel e da Energisa para que expliquem esse reajuste. A data ainda será marcada.
VEJA TAMBÉM
Energisa reajusta conta de luz em até 15,85% no Tocantins a partir da próxima semana
Bolsonaro sanciona lei que pode reduzir a conta de luz via compensação de impostos
Aneel decide revisar reajuste da conta de luz em vários estados, mas ignora o Tocantins