Educação

Dia do Professor é comemorado com 683 premiações por bons resultados no Tocantins

Premiações foram concedidas pela Seduc durante evento on-line.

Por Redação
Comentários (0)

15/10/2020 09h01 - Atualizado há 3 anos
Bonificação salarial esteve entre as premiações

As iniciativas pedagógicas de sucesso e o crescimento nos índices de aprendizagem apresentados pelas escolas tocantinenses, no último ano, foram reconhecidos de forma honrosa pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Em cerimônia on-line, realizada nesta quarta-feira (14), a Seduc concedeu 683 premiações aos vencedores do Selo ‘Quem Educa, Faz!’, que visa valorizar as experiências pedagógicas exitosas e o trabalho dos profissionais da educação.

O evento festivo marcou o ciclo de homenagens da Seduc ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e o encerramento das atividades do Seminário ‘Profissão Professor: papel essencial para mudar o mundo’, promovido pela pasta com diversas palestras voltadas aos educadores.

Foram premiadas unidades escolares classificadas em duas categorias: Indicadores de Qualidade/ Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2019 e Projetos Pedagógicos, premiando profissionais de todas as etapas da educação básica e iniciativas pedagógicas, para servidores que atuam nas Escolas Estaduais e Municipais, nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e nas Secretarias Municipais de Educação.

A cada anúncio, vibrações e comemorações de profissionais da educação, festejando com alegria e empolgação pelo reconhecimento e valorização mediante os resultados e evolução nos rendimentos nas escolas tocantinenses.

“Fiquei muito feliz pelo reconhecimento. Inscrevi três projetos e fiquei surpresa com esse resultado. Esse projeto de formação realizado desde 2018 na escola tem trazido união na equipe e mais respeito dos professores. É primordial que o diretor seja pedagógico por isso faço acompanhamento pedagógico junto com eles. Que esse meu exemplo possa levar outros diretores a tomarem essa iniciativa”, vibrou Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco, diretora da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas, vencedora na subcategoria Iniciativas Pedagógicas com o projeto ‘Diretor escolar formador: a prática pedagógica em consonância com o acompanhamento do Ideb’.

“A equipe da Diretoria Regional de Educação de Gurupi se sente imensuravelmente honrada. Manifesto nossa grande alegria em poder despontar com resultados tão brilhantes e que só reforçam o saldo de um trabalho coeso e cooperativo em equipe, o que traduz a essência da verdadeira gestão escolar de qualidade”, destacou a Claudia Moreira, diretora da DRE de Gurupi, que conquistou o 1º lugar na categoria Indicadores de Qualidade/Resultados Ideb 2019, Subcategorias DREs, nas três etapas da educação básica: Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Já as DREs com o maior crescimento no Ideb 2019 foram: Miracema (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), Porto Nacional (Anos Finais do Ensino Fundamental) e Guaraí (Ensino Médio).

Escolas Estaduais

O Educandário Evangélico Ebenézer, jurisdicionado à DRE de Gurupi, foi premiado como a Escola Estadual que alcançou a maior nota no Ideb 2019, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Já na etapa Ensino Médio, o premiado foi o Instituto Presbiteriano Araguaia, também da DRE de Gurupi.

Professores destaques

Duas unidades escolares do município de Araguatins foram destaques na premiação, conquistando o primeiro lugar na subcategoria ‘Professores que apresentaram o maior crescimento no Ideb 2019’. Gina Gonzaga de Sousa, (Língua Portuguesa e Matemática) e Elizete da Conceição Silva (Língua Portuguesa e Matemática), do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, receberam a premiação referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Estou muito feliz pelo resultado da nossa escola. Algumas ações implementadas juntamente com toda a equipe escolar foram decisivas para essa conquista. Trabalhamos atividades dinâmicas, vídeo aulas, premiações e incentivos aos alunos destaques, que refletiram no sucesso alcançado hoje”, explicou a professora Elizete da Conceição Silva.

Rúbia Marília de Souza Serrão, da Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha, de Araguaína, foi a vencedora na categoria Professor de Ensino Médio, com o projeto Meio Ambiente: Arborização – Preservação do espaço escolar e da comunidade rural – um bem comum a todos. 

A relação de todos os premiados no Selo está disponível para acesso no site da Seduc na aba 'Quem Educa, Faz!’.

A titular da pasta, Adriana Aguiar, participou de toda a cerimônia da premiação. “Sinto-me extremamente honrada em comemorar essa profissão, que escolhi para minha vida, com nossos colegas educadores de todo o Tocantins. Não estamos só comemorando, mas coroando o trabalho realizado pelos nossos professores, unidades escolares e equipes técnicas. O sucesso da escola é o sucesso de todos aqueles que fazem a educação. É um momento de sentimento de gratidão pelo trabalho de excelência que está sendo realizado nas nossas unidades e apresentado nesses índices de evolução da aprendizagem. Isso mostra que as pessoas querem fazer parte desse processo de transformação da educação. A essência de todo o evento foi motivada pelo trabalho que vocês, professores, desenvolvem. Estou uma professora muito feliz e realizada”, ressaltou a gestora.

Prêmios

Os melhores trabalhos, instituições de ensino e profissionais destaques foram agraciados com diversos prêmios: placas e certificados de bronze, prata e dourado; participação em intercâmbios culturais educacionais, estadual e interestadual; publicação de artigo sobre a iniciativa pedagógica; kits multimídias (lousa digital, projetor de curta distância, computador); bonificação para os profissionais das escolas e publicação dos projetos selecionados.

Apresentações artísticas

Para celebrar o momento especial de conquistas e reconhecimento durante o evento, foram realizadas apresentações musicais com os artistas Márcio Natureza e Júnior 7 Cordas.

Evento ocorreu on-line

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.