Confira

Profissionais dão dicas para elaborar um currículo e conseguir o sonhado emprego

O primeiro passo é elaborar um currículo objetivo, contendo no máximo duas páginas.

Por Redação 644
Comentários (0)

15/02/2019 16h09 - Atualizado há 5 anos
Um bom currículo faz diferença

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o município de Araguaína é líder de geração de empregos formais no Tocantins há dois anos, somando 2.862 novos postos de trabalho, o que corresponde a mais da metade do saldo estadual.

Também foi destaque nacional em 2017, quando ficou entre as 50 cidades brasileiras que mais empregaram.
 
Com profissionais de Recursos Humanos, seguem abaixo dicas e alertas para ajudar quem quer aproveitar esse aquecimento e sair do desemprego.
 
Organizando as experiências

De acordo com a secretária executiva da Secretaria Municipal da Administração, Rejane Mourão, o primeiro passo é elaborar um currículo objetivo, contendo no máximo duas páginas.

“Não há um modelo único. Só precisa ser claro e sem capa. Destaque o nome e contatos, incluindo redes sociais e e-mail. Nas experiências profissionais, as mais recentes são mais relevantes”, afirmou.
 
Para a secretária executiva, o currículo é um retrato de como a pessoa se organiza e é preciso atenção nos objetivos. “Não precisa colocar todas as experiências profissionais, somente as que acrescentem para a vaga. Se for primeiro emprego e não houver o que colocar, foque nas qualidades, nos objetivos, no porquê tem interesse na área”, descreve.

Tente outra vez

A segunda dica é deixar outro currículo nos mesmos lugares em que já foram entregues, pois a tendência do recrutamento é utilizar os documentos mais recentes.

“Às vezes naquele momento o currículo não é interessante para a empresa, mas pode passar a ser mais tarde. Então, depois de alguns meses sem resposta do RH, retorne até a empresa e deixe novamente”, alertou a psicológica Ana Carolina Moreira.
 
Comportamento e interesse

Outro conselho valioso é demonstrar interesse, se a empresa der abertura. Caso contrário, apenas espere o contato.

“A pessoa tem que absorver a informação quando entregar o currículo, se a pessoa escuta ‘dá uma ligadinha para saber como está’ ou ‘olha, a gente vai te retornar’. E se for entrar em contato, tome cuidado para não se tornar inconveniente”, alertou Magda Carvalho, superintendente da Administração e responsável pelo RH do Município.
 
Magda ainda explicou que o maior interesse é demonstrado quando o contato da empresa é respondido rapidamente. Para isso, o interessado deve visualizar diariamente o e-mail e outros contatos deixados no currículo.

“O interesse é mais demonstrado desde quando a pessoa deixa o currículo. E principalmente quando a gente liga e a pessoa está esperando, não deixa o telefone de qualquer jeito e está preparada para aquilo”, afirmou.

(Marcelo Martin)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.